Compreendendo Inteligência Emocional

Sendo este um dos pré-requisitos finais que determina a escolha de um candidato em uma seleção, o comportamental, o saber usar a inteligência emocional é um diferencial para quem deseja engajar no mercado atual com alta procura, baixa disponibilidade e grande concorrência.

A inteligência emocional é uma ferramenta pela qual nos medimos, nos conhecemos, nos auto-avaliamos, fazendo prova de nós mesmos com o intuito de alcançarmos um equilíbrio entre a razão e a emoção.

E o que é inteligência emocional? "É o ato ou o exercício de pensar dando sentido racional as emoções, dozando as emoções sobre a razão." "É o extremo entre dois sentidos que rege a essência do homem."

A inteligência emocional é simplesmente vista como um meio de manter o controle diante de uma situação de irritabilidade, não responder a pressões que dia a dia se inflam frente a nós e se manter maturo resistindo a essas eventualidades com um posicionamento sério e firme. De certo modo não estão errados, mas só essas atitudes não definem ao certo a inteligência emocional.

É possível observar que como tantas outras ferramentas, independentes de quais sejam, a inteligência emocional é tanto quanto difícil de se usar como qualquer outra. De modo similar a uma criança que começa a se interessar em andar de bicicleta e em suas primeiras pedaladas ela se sente insegura ou com medo de errar e cair, mas como se sabe, tudo que se aplica à prática se desenvolve o aperfeiçoamento.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento