Compras sustentáveis

Muitas organizações ainda se perguntam de que forma podem e devem ser sustentáveis, e a atualidade nos faz refletir cada vez mais sobre o tema. Este artigo relata como podemos contribuir, no papel de requisitantes, nas compras sustentáveis organizacionais.

O que é compra sustentável?

É a aquisição/contratação de materiais e serviços que geram menos impacto ambiental. Um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), chamado de Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)[i], aponta que compras sustentáveis são aquelas em que se inserem critérios ambientais para que o uso dos recursos materiais seja o mais eficiente possível. Isso envolve conscientização em todos os estágios dos processos de compras. Não se trata apenas de priorizar materiais e serviços devido ao seu aspecto ambiental, mas considerar seriamente sua finalidade e descarte.

É importante destacar que, a atualidade nos faz refletir cada vez mais sobre como devemos ser sustentáveis, e nas organizações, podemos começar pela demanda interna de suprimentos. Por isso, antes de elaborar uma Requisição, deve-se avaliar se existe uma real necessidade ao solicitar produtos que agridam o meio ambiente. Vale refletir sobre algumas decisões ao solicitar objetos de compra, são estas: com base nas circunstâncias as quais o objeto é produzido, levando em conta os insumos/materiais com os quais é feito, sua durabilidade x consumo, selos verdes e, em alguns casos, as condições de trabalho em que é produzido.

Na posição de requisitante, é importante optar por produtos que possuam características sustentáveis, que causem menos impacto ao meio ambiente. O ideal é saber identificar produtos que poderão ser reutilizados ou reciclados[ii], fazer uma análise em relação ao futuro do objeto, de que maneira este produto agirá durante sua utilização e após seu descarte; viabilizar produtos que gerem menos resíduos, consumam menos água e energia em sua produção ou uso; etc. Mesmo que seja impossível levar em consideração todos os impactos ambientais, devemos avaliar casos mais significativos a esta questão.

Após refletirmos sobre os possíveis impactos que podemos causar à natureza, baseados em nossas decisões de compras, é hora de elaborar a Requisição de Materiais/Serviços.

[i] http://a3p.ana.gov.br/Paginas/ComprasSustentaveis.aspx

[ii] http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/voce-sabe-qual-a-diferenca-entre-reciclar-e-reutilizar

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento