Como alcançar metas para 2016
Como alcançar metas para 2016

Como alcançar metas para 2016

Por que será que não conseguimos cumprir metas? Por que desanimamos no meio do caminho? Venha ver como traçar e atingir seus objetivos

Entra ano e sai ano ouvimos ou presenciamos pessoas traçando metas para o ano que se inicia. Quem de nós também já não esboçou metas que nunca conseguiu cumprir? Por que será que é tão difícil alcançá-las? Primeiramente, antes de sairmos sonhando com novos planos, precisamos analisar alguns pontos que merecem nossa atenção, pois, do contrário, eles não sairão do papel.

Faça metas realistas. Sonhar alto demais e colocar pouco tempo para o alcance será desastroso e frustrante e ainda por cima poderá perder o ânimo de sonhar novamente, pois a experiência que terá será só de fracassos. Sonhe, é o primeiro passo, mas lembre-se que para alcançar uma meta grandiosa terá de alcançar pequenas metas até chegar à meta maior. Não queira aprender uma nova língua em apenas 6 meses ou perder 20 quilos facilmente. Colocar metas astronômicas vai lhe sugar muita energia e ao ver que ela está distante demais para ser alcançada vai trazer desânimo e poderá afetar outros aspectos de sua vida ou até mesmo a busca por metas menores.

Tenha uma visão equilibrada das coisas e não se cobre demais. É preciso dar passos pequenos para percorrer um grande caminho.

Por que você quer essa meta? Só por que virou moda? As metas precisam fazer sentido para nós e não para os outros. Caso sua meta não tenha um real valor você poderá facilmente se distrair com outras coisas e deixar de trabalhar no seu propósito, e quando der por si estará tão longe de alcançá-la que se abaterá facilmente.

As metas não se realizarão só pelo fato de você tê-las definidas. Não basta só traçar metas, é preciso mais para alcançá-las. É preciso pautar os meios que te levarão ao pódio e estar preparado para os impedimentos que poderão surgir.

Ao definirmos nossas metas realistas precisamos analisar se de fato elas têm real valor para nós. E o que são valores? Todos nós temos valores. Valores são aquilo que é importante para você, o que te dá felicidade, é o que você considera como importante. São qualidades que valorizamos e perseguimos, como amor, honestidade, abnegação e sentimentos que queremos ter como a satisfação de ser reconhecido pelo trabalho, a alegria de desfrutar tempo em família, a satisfação de ter dinheiro na conta. Esses foram exemplos só para ilustrar. Cada um tem seus valores que se diferenciam dos outros e podem até ser bizarros, mas a questão aqui não é julgarmos o que optamos e sim apenas descobrirmos porque o escolhemos. Quando discernimos o que queremos e porque queremos ficamos muito mais impulsionados a desbravar as dificuldades. Para isso, é preciso meditar em algumas questões:

O que é importante para você?

O que lhe interessa nisso?

Ao conseguir essa meta como se sentirá?

O que você ganha com isso?

O que os outros a sua volta ganham com isso?

O que isso lhe proporcionará?

Quando percebemos que não há vantagens e benefícios explícitos não estaremos motivados o suficiente para vencer as barreiras e facilmente desistiremos de nossas metas. Poderemos perceber que nada mudará em nossa vida, nada nos acrescentará e então poderemos mudar o rumo de nossas escolhas. Portanto, a meta deve fazer sentido, deve nos proporcionar ganhos para não perdermos o foco em persegui-la.

Agora que você já sabe como analisar se suas metas têm real valor é preciso traçar um plano de ação. Lembre-se que o simples fato de tê-las em mente não fará com que forças cósmicas as concretizem. Neste momento é necessário analisar todo o caminho a ser percorrido. Coloque seu plano no papel e estabeleça prazos. Pergunte-se: quando quero ter alcançado essa meta? O que terei de fazer? Tenho todos os recursos necessários? Será que preciso antes atingir metas menores?

O planejamento é essencial para o sucesso e outra ferramenta que nos ajudará nesta etapa é fazer a análise de SWOT. A palavra SWOT vem do inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Esses aspectos deverão ser analisados precocemente em todo o processo para estamos preparados para possíveis obstáculos e contratempos. Devemos dar atenção às fraquezas e ameaças e trabalhar nelas a fim de não dificultarem nossa vida, e nos aliar às forças e oportunidades.

Sendo assim, nosso processo para o alcance de metas e a realização de sonhos será muito mais organizado e preciso. E você, já definiu seu plano para o ano que se inicia? Não seja do tipo que tem como mantra "Deixa a vida me levar", pois ela pode te levar a lugares indesejados ou levar a lugar nenhum.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento