Como vender sem passar vergonha

Mesmo vivendo em um mundo competitivo e informado, infelizmente é comum nos depararmos com vendedores que não sabem vender

A falta de treinamento e também do mínimo de conhecimento, tanto do vendedor quanto dos gestores no comércio afetam o desenvolvimento das empresas que entram em um mercado para competir com as outras organizações com um "arsenal" antiquado, objetivando sucesso nas vendas.

Antes um exemplo real - Há pouco tempo fui com meu pai a uma loja especializada em vender calçados. A vendedora se aproximou dizendo “Oi, o que era pra vocês?” e meu pai falou que queria comprar um sapato. Logo a vendedora mostrou um modelo, que comprando o sapato levaria de brinde um cinto e “outro negocinho lá”, segundo ela. Depois descobrimos que o “negocinho” era um prendedor de gravata. A venda continuou e foi um pouco complicada, a vendedora trazia sapatos que não combinavam com o formato do pé. Não conseguia explicar com clareza. Mas tudo bem, isso me inspirou a escrever.

Vejamos algumas dicas para vender com sucesso:

1. Abordagem – A abordagem pode decidir o futuro de todo o resto do atendimento. Não aborde com frases feitas como se fosse um robô “Oi, o que era pra você?”, ou o velho e negativo “pois não.” Sorria! Cumprimento seu cliente com um “Bom dia!” “Boa Tarde!” ou “Boa noite”! O cliente deve sentir-se a vontade.

2. Aparência – Vista-se bem, de acordo com o seu negócio.

3. Conheça seus produtos – busque o máximo de informações sobre o que está vendendo, explique, convença de que você sabe o que está vendendo. O cliente não busca só um produto, também busca satisfação.

4. Não julgue pela aparência- Dê atenção, não importa o que o cliente está vestindo. Já ouvi um caso de um amigo que foi com a namorada em uma loja vestido de forma simples, roupas comuns e os vendedores passavam, olhavam e não o abordavam, passado um tempo, alguém veio atendê-lo. Ele perguntou o preço de uma roupa, e a resposta foi, “É... essa ta um pouco cara”. Isso, inclusive, já aconteceu comigo também.

5. Conheça o cliente e o entenda– Particularmente admiro vendedores que olham para o cliente e já descobrem o seu perfil, e mostram primeiramente os itens que se encaixam com o cliente. Se você não tem essa habilidade pergunte! Não é feio perguntar. Feio é ficar em um “leva e trás” de produtos.

6. Dê espaço – Há vendedores que ficam iguais “chicletes” com o cliente, isso é terrível! Causa impressão de desconfiança e pode ser entendido de forma ofensiva, mas esteja atento caso seja solicitado.

7. Comunique-se bem - fale corretamente; expresse suas ideias; evite gírias, e mantenha um ritmo na conversa, mas não fale demais, deixando o cliente atordoado.

Vender para alguns é uma arte, tem gente que possui um dom pra vendas, mas outros podem desenvolver essa habilidade, assim como se aprende a andar de bicicleta, a dirigir, tocar um instrumento, porém é preciso treinamento, dedicação, estudo e persistência.

Boas vendas!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.