Como utilizar o WhatsApp para sua estratégia de Marketing Digital

O WhatsApp tem feito parte da vida de muitos brasileiros. Mas como aproveitar isso para melhorar os resultados do meu negócio?

O Whatsapp com certeza faz parte da vida de muita gente. Segundo a empresa, existem cerca de 5 bilhões de usuários, e só no Brasil são 200 milhões de usuários conectados ao aplicativo. São usuários de smartphones e tablets que trocam cerca de 12 bilhões de mensagens por dia! Isso faz com que muitas empresas busquem formas de utilizá-lo como estratégia de relacionamento com o cliente.

Whatsapp como estratégia de Marketing Digital

O aplicativo é uma grande ferramenta de networking e está em crescimento constante. Mas como usar o whatsapp para marketing digital?

Faça um planejamento

Como qualquer outra estratégia de marketing, o uso do Whatsapp requer planejamento. Assim, você terá certeza do que está fazendo, para quem você vai falar e quais resultados esperar. É importante tomar cuidado para que a empresa não se torne invasiva, e evite a prática de SPAMs, pois isso pode ter um efeito indesejado na comunicação.

Outra boa dica é que seja feito um planejamento da quantidade das mensagens.

Alinhe da comunicação

Alinhe sua comunicação com os outros canais e redes sociais que você já atua, como Facebook, Instagram, Youtube e Blog.

Claro que o aplicativo não substitui nenhuma dessas ferramentas, mas é um canal a mais para divulgação – Pois é um instrumento fácil, prático e barato para manter um relacionamento com o cliente.

Utilize as melhores ações de marketing para seu negócio

Com o Whatsapp podem ser feitas ações de marketing como:

Newsletter: Você pode utilizar o aplicativo como um canal para manter seus usuários informados sobre as novidades de sua empresa. Lembrando que você deve ter o cuidado de enviar mensagens periódicas – Nunca envie mensagens todos os dias.

Atendimento ao cliente: É o meio mais comum em que as empresas têm usado o aplicativo. O aplicativo garante uma atenção direta com o cliente, e o imediatismo das respostas pode garantir a fidelização de seus clientes e aumento nas vendas.

Melhore o seu pós-venda

Outro uso interessante para o Whatsapp no marketing digital é para melhorar seu pós-venda. Por ser uma ferramenta de respostas ágeis e todos terem um smartphone, as possibilidades de você buscar um feedback com seu cliente para melhorar seus serviços é uma excelente estratégia.

Tenha um site adaptado para dispositivos móveis

Tenha certeza que nada vai adiantar direcionar links para seu site a seus clientes se seu site não for responsivo. Não ter um site adaptado para os dispositivos móveis, pode colocar a perder toda a sua estratégia de marketing digital pelo Whatsapp. Fique de olho nisso!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento