Como usar o LinkedIn ao meu favor?

Como posso usar essa ferramenta ao meu favor?

As redes sociais são uma maravilha! Conhecemos pessoas de longe, reencontramos amigos da escola, mantemos contato com nossos amigos de perto. Ali, é quase que uma terra de ninguém, onde pensamos que podemos ‘ser nós mesmos’ e falar tudo o que pensamos sobre todos, afinal, se amanhã ou depois a gente se encher, é só dar um delete no perfil e pronto, sumimos do mapa. A liberdade da internet é perigosa. Podemos usá-la contra nós ou a nosso favor.

O LinkedIn, como todos sabem, é uma rede social voltada para o mundo corporativo, para o trabalho, para desenvolvermos nossa relação profissional. Claro, podemos fazer amigos por lá também, mas não é esse o foco. Muitas pessoas se perdem no meio do caminho, e acabam tomando posturas que não a ajudam a serem vistas como profissionais comprometidos e éticos.

Use a seu favor, refletindo sobre essas dicas:

  • Atualize seu perfil

Deixe se perfil sempre atualizado. No campo onde estão seus contatos pessoais, tome cuidado para não deixa-los bloqueados. Algum selecionador pode querer um contato contigo, e será através disso.

  • Cuidado com sua foto

Coloque uma foto formal (mas não precisa ser igual do RG), descontraída. Não coloque foto no escuro da balada, por mais lindo que você ache que esteja. Também evite colocar uma foto sua com seus óculos escuros, e cuidado para não colocar foto de casalzinho ou com qualquer outra pessoa. Essa foto é sua chance de passar uma boa impressão, de deixar seu rosto a mostra para que outras pessoas te conhecerem.

  • Não ’cause’ na rede

Reclamar sobre processos, selecionadores, gestores e colegas de trabalho não é ético. Isso não muda em nada sua condição, mas faz com que as pessoas da sua rede formem aos poucos um perfil comportamental seu: o implicante, o reclamão, o crítico. Você pode ser um doce de pessoa, mas se você se comportar de outra forma na rede, é isso que vai contar. Desabafos são feitos para amigos sinceros ou para pessoas que podem te ajudar.

  • Recomende!

Faça recomendações aos que já trabalham com você. Recomendações sinceras são sempre bem vindas e geram uma atmosfera de companheirismo.

  • Não seja inconveniente

Não use o LinkedIn para paquerar. Parece que isso não acontece. Mas, acontece. Se o celular e email de alguém estiver disponível ali, saiba que é para contatos profissionais. Não ligue ou mande mensagem pessoal. Use a rede como ela é: profissional. Para isso, existem outras redes sociais.

Use as mídias a seu favor!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento