Como usar as redes sociais sem comprometer a vida profissional?

É preciso estar muito atento às configurações de privacidade pois qualquer informação postada, mesmo em grupos privados, pode ser visualizada e compartilhada

Atualmente 69% das pessoas deixam de ser chamadas para uma entrevista de emprego devido ao perfil e a publicações inapropriadas na internet. Mesmo tendo um currículo adequado para a vaga não são chamadas. Para evitar ter problemas por causa das redes sociais, compartilho aqui algumas dicas. Veja:

1. Cuide do que posta e compartilha

Quando se mantém colegas de trabalho e chefes, no Facebook, Twitter ou demais redes sociais, algumas publicações podem comprometer sua credibilidade profissional e até mesmo por o seu emprego em risco.

2. Cuidado com os horários das postagens

Caso o seu trabalho não esteja diretamente relacionado às redes sociais, o ideal é que nada seja postado durante o expediente. Isso pode passar a ideia de que o funcionário está se divertindo em vez de trabalhar. Cada empresa tem uma cultura diferente é preciso estará atendo para não se queimar.

3. Evite polêmicas

Coisas a serem evitadas: falar sobre política, publicar fotos sensuais ou bebida alcoólica e cigarro. Fazer comentários do tipo: “ainda bem que é sexta-feira” ou “odeio segunda-feira”. Expor opiniões polêmicas, racistas e homofóbicas. Criticar um time de futebol. Falar mal da empresa ou de colegas de trabalho ou postar assuntos sigilosos da empresa. Fazer comentários maldosos dos chefes e dos empregos anteriores. Cometer erros de português.

No facebook existe um ícone: configurações/bloqueio/editar lista, onde é possível selecionar os amigos (chefes/colegas de trabalho) que você não quer que vejam as suas publicações de festas, fotos na praia, etc…Fazendo isso, essas pessoas da lista irão ver apenas o que você postar como “público”.

Mas lembre-se: tudo fica visível nas redes sociais. Desde a sua educação até a falta dela.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento