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Como uma startup criada com recursos próprios tomou o mercado da minha empresa multimilionária

Anos atrás eu criei uma empresa chamada de KISSmetrics. Quando eu estava na empresa (eu não trabalho mais lá) nós arrecadamos em torno de 15 a 20 milhões de dólares. Descubra o que aconteceu.

"Libere algo de graça ou mais barato do que a sua concorrência e eventualmente você começará a ganhar a porção de mercado deles".

As chances são de que você não tem bastante dinheiro.

E está tudo bem.

Então como você compete com essas empresas multimilionárias, ou até multibilionárias por aí?

Olá pessoal, eu sou Neil Patel e hoje vou ensinar a vocês como uma startup criada com recursos próprios tomou o mercado de uma empresa multimilionária.

Uma das empresas que eu criei é chamada de Kissmetrics.

Eu não trabalho mais lá, mas provavelmente você já ouviu sobre ela.

Se não, você pode dar uma olhada.

Quando eu estava lá eu arrecadei milhões de dólares.

Essa empresa arrecadou em torno de $15 a $20 milhões de dólares.

Isso é muita grana.

Nós tínhamos um concorrente chamado Mixpanel.

Você sabe qual era a diferença entre a Mixpanel e nós?

Eles arrecadaram muito menos dinheiro do que nós quando estavam começando e o produto deles não tinha realmente uma inovação.

Quando nós começamos, criamos um novo produto para o nosso mercado.

A Mixpanel pegou os nossos mesmos designs, copiaram eles, eles os liberaram, tomaram uma parte do nosso mercado, eles arrecadaram muito pouco ou nenhum dinheiro e eles acabaram valendo mais dinheiro.

Quanto mais?

Bom em um período eles valiam mais de $800 milhões de acordo com a TechCrunch.com e nós não valíamos nem mesmo $100 milhões.

Como pode acontecer isso enquanto nós conseguimos muito mais tráfego que eles, não é?

Se você for para Alexa.com, nosso rank no Alexa do Kissmetrics.com é bem melhor do que o do Mixpanel.

E o blog no Kissmetrics.com recebe mais de um milhão de visitantes únicos por mês.

Então como é isso?

Eles decidiram utilizar a rota freemium.

Eles pegaram nosso produto, copiaram nossos designs e ficaram tipo, "Sabe de uma coisa?

Não importa se o nosso produto é melhor ou pior do que o seu, nós apenamos vamos pegar ele e liberar uma versão de graça para o mercado".

Nada bate um preço mais barato.

Se alguém está cobrando muito dinheiro e você pode criar uma réplica exata desse produto ou serviço e liberar uma versão gratuita dele, até mesmo se não tiver todas as funcionalidades, você irá esmagar os seus concorrentes.

Por quê?

Porque as pessoas se importam com o preço.

E ninguém quer pagar milhares de dólares por algo que pode conseguir de graça.

E quando a Mixpanel lançou aquele produto de graça eles disseram, "Ei, se você está no plano grátis você precisa colocar um emblema da Mixpanel no seu site mostrando que nós fornecemos o seu analytics".

E muitas startups, até mesmo empresas, ficaram tipo "Ok, claro.

Nós iremos colocar o seu emblema se você nos der seu produto de graça em uma versão limitada."

Foi dessa forma que eles cresceram.

Então se você quer crescer a sua empresa mais rapidamente você não precisa necessariamente criar um produto ou serviço melhor do que o dessas empresas grandes e multimilionárias.

Apenas descubra como você pode oferecer mais por menos dinheiro ou uma porção do seu produto ou serviço de graça.

Se você fizer isso você irá crescer bem rapidamente e essas grandes empresas não terão nenhuma chance a não ser comprar você.

É o mesmo motivo pelo qual o Intuit comprou Mint.com.

Não é porque a Mint.com é o melhor serviço que tem.

Eles apenas tinham um serviço grátis muito bom.

E a Intuit, essa empresa multibilionária ficou tipo, "Wow, essa startup irá tomar nosso mercado. Nós não podemos perder bilhões de dólares por isso. Vamos apenas comprá-los por alguns milhões de dólares."

É assim que o mundo funciona.

Então libere algo de graça ou mais barato do que a sua concorrência e eventualmente você começará a ganhar a porção de mercado deles.

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