Como transformar informação em conhecimento
Como transformar informação em conhecimento

Como transformar informação em conhecimento

A cada 3 minutos 1 bilhão de gigabytes de informação são produzidos. Diante de tantos dados, precisamos saber selecionar e processar os melhores dados. A informação perdeu valor, o conhecimento ganhou poder. Saiba então como transformar informação em conhecimento de forma produtiva

Vivemos a era da hiperinformação. Todos os dias, em vários veículos de mídia, dados são ofertados aos nossos sentidos sensoriais. Esta massificação da informação fez com que ela perdesse valor. Hoje o conhecimento é que ganhou poder. E para transformar informação em conhecimento é necessário processar estes dados com outros dados, conhecimentos, histórias, bagagens, expertises, pessoas, etc. O grande diferencial é utilizar o cérebro como memória RAM (processador de informações) ao invés de HD (armazenador de informações). Não importa mais saber, mas saber quem saiba.

Assim como o computador tem seus códigos e comandos, o nosso cérebro também atua através de inputs, processamento e outputs. O que distingue um profissional de outro é os seus inputs e a forma com que ele processa estes dados. Por isto, cabe a nós, diversificar ao máximo as informações que nós absorvemos, através de outras línguas, culturas, hobbies, pessoas, livros, viagens, etc. Quanto mais distintos for os inputs, melhor, pois é deste confronto de dados diferentes que surge a fagulha criativa da inovação. Steve Jobs dizia “A inovação vem de conexões e experiências”. Busquemos ampliar nossas fontes de informações, conectando-as e gerando conhecimento!

Confira o vídeo que ensina de forma animada o processo de transformar informação em conhecimento:

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Jardel Beck

    Jardel Beck

    Jardel Beck é Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Master em Programação Neurolinguística pela World Neurolinguistic Program Council, pesquisador da comunicação de alto impacto, criador da Jardel Beck Palestras Mágicas e especialista em Marketing com ênfase em vendas pela Fundação Getúlio Vargas. Jardel foi premiado no festival internacional de mágicas de Marrakesh e conta com a experiência de ter atingido em mais de 600 apresentações um público superior a 100 mil pessoas, em 14 estados do Brasil. Inovação, Surpresa e Motivação são as palavras mais associadas a sua palestra, que une conteúdo inteligente, mágicas surpreendentes e humor na medida certa.

    café com admMinimizar