Como ter uma delegação de tarefas eficaz

Não mande os patos para os desafios das águias!

Alguma vez você já delegou uma tarefa e o resultado não foi como você esperava?

Pois é, isso é mais comum do que parece. Diariamente, líderes e liderados inúmeras vezes gastam uma energia imensa com o re-trabalho por conta de não ter alinhado as expectativas no início da atividade.
Para o líder isso é dramático, hoje o tempo é fator primordial e não há espaço para desperdícios. Na medida em que as coisas não acontecem como o líder esperava, a pressão pela entrega e o questionamento interno das suas capacidades como líder começam a aparecer.

A boa notícia é que há uma variável que pode aumentar a sua eficácia na hora de delegar uma tarefa.

A combinação da complexidade da tarefa com o integrante da equipe que vai executar é que determinará a qualidade da entrega. De acordo com essa combinação 4 efeitos podem ser gerados:

#EFEITO PANICO: é quando a complexidade do projeto é muito superior as habilidades da pessoa que está recebendo o desafio. É como se você mandasse para as Olimpíadas um atleta de fim de semana.

#EFEITO DESAFIO: é o ideal de atinigir numa delegação de tarefas eficaz, o nível de complexidade é superior, mas o conjunto de habilidades não é tão inferior, então quando isso ocorre o indíviduo sente-se desafiado e acredita que com foco e esforço alcançará o objetivo.

#EFEITO SEGURANÇA: esses são mais comuns a tarefas rotineiras. O nível de complexidade da tarefa e habilidades do colaborador estão praticamente alinhados. É o efeito que é mais confortável ao colaborador.

#EFEITO DESMOTIVAÇÃO: é quando o conjunto de habilidades do colaborador está muito acima da complexidade da tarefa. A desmotivação e o desânimo são as primeiras sensações quando se está nesta zona, pois não há desafio.

A variável que fará você aumentar a eficácia na hora de delegar uma tarefa é conhecer a sua equipe, a regra de ouro aqui é não mande os patos para desafios que são das águias. Patos são ótimos nadadores, mas eles não sabem voar. Portanto, é necessário conhecer as habilidades dos integrantes do seu time para evitar frustrações desnecessárias.

Líder, alguém confiou na sua capacidade de cuidar das pessoas, não desperdice essa oportunidade!

Cuide da sua carreira!

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