Como seu restaurante/bar usa as redes sociais pode estar afastando seus clientes
Como seu restaurante/bar usa as redes sociais pode estar afastando seus clientes

Como seu restaurante/bar usa as redes sociais pode estar afastando seus clientes

As redes sociais tornaram-se amplificadores que precisam ser geridos com estratégia e cuidado

Recentemente vi um dos restaurantes que sigo postar uma foto da sua chef em um evento com uma marca terceira, em um ambiente terceiro. Resumindo: em uma situação que não corresponde com o restaurante, seu espaço e sua proposta. Este tipo de postagem nas redes sociais de diversos bares, hotéis e restaurantes é comum, e não tem nenhum uso, além de confundir o público sobre qual é a real mensagem daquela perfil nas redes.

É mais que comum a maioria dos negócios gastronômicos não terem roteiro, nem estratégia sobre o que deve ser postado, quando postar, e principalmente o que postar nas redes, e isso pode justamente um empecilho no crescimento e fidelização do público.

É melhor então, não estar presente nas redes sociais à postar qualquer coisa, postar só por postar, e pior: confundir o público, ou dar destaque a algo ou alguém que não deveria ser o destaque daquele perfil.

#brainfood Uma estratégia simples para manter uma boa frequência de conteúdos

Etapa 01: Tenha em mente seu público e o perfil do seu negócio: é um bar, café, restaurante, fast-food, bistrô ou alta gastronomia? Quem frequenta seu restaurante? Em quais horários? Um pouco de pesquisa de mercado sobre os hábitos de consumo dos clientes vai ajudar muito.

Etapa 02: Crie até 03 temas principais e 02 temas complementares. Como temas principais pode ser: a gastronomia, a coquetelaria, e os clientes. Como temas complementares: os eventos que acontecem no espaço, e publicações informeciais que apresentam os diferentes serviços oferecidos.

Etapa 03: Crie uma frequência de postagem, tanto diária quanto semanal. Aqui o fator crucial é conhecer o público. Se seu restaurante serve pro exemplo: almoço, happy hour e jantar, então faça pelo menos 3 postagens sobre estes momentos.

Etapa 04: Escolha o que postar com cuidado: aquela foto daquele prato maravilhoso não vai ser tão impactante se o cliente acabou de almoçar.... Priorize postagens do que você quer vender em torno de 1 a 2h antes do momento, por exemplo do almoço. E priorize hábitos do público, como uma proposta de cappuccino para o meio da tarde.

#foodforthought O que é certo ou errado nas redes sociais?

As redes sociais são difíceis: elas demandam interesse genuíno no outro e no seu público. E isso leva um certo tempo até você compreender o que funciona ou não na sua estratégia, mas você já sabe o que não vai funcionar em momento algum: postagens sem conexão emocional direta com o padrão de publicações que você vem realizando.

E isso serve também para fazer parcerias com outras marcas, pessoas, e influencers. Não se deixe levar pelo canto da sereia neste mar de conteúdos digitais, ou você pode acabar náufrago, e pior, gastando tempo, recursos, e incomodando seu público promovendo a imagem de alguém, ou algo que não tem nada a ver com seu negócio no final.

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