Como se sair bem em uma entrevista de emprego

A perda do emprego desencadeia uma serie de sentimentos negativos, por isso, para se sair bem em uma entrevista de emprego, a preparação é fundamental

A perda do emprego desencadeia uma serie de sentimentos negativos, como ansiedade, medo, insegurança, entre outros. O trabalho, além de ser um apoio financeiro é também uma fonte de contentamento, o trabalho produz esperança, segurança e dignidade.

Por isso, é comum encontrarmos pessoas com dificuldades de reconhecer e valorizar seu potencial, após uma demissão. Desenvolvem um grande medo da rejeição e tem sempre o habito de se comparar com outras pessoas e com isso se sente incapaz de conquistar novamente seu espaço.

O que não podemos nos esquecer é que ao longo da vida, todos enfrentam algum tipo de desafio, alguns tropeçam e cometem erros, outros são injustiçados, sofrem decepções e o desemprego está no pacote. Você não é o único a enfrentar um momento ruim.

Apesar disso, as realizações também estão presentes em nossas vida, ao se sentir incapaz e inseguro, lembre-se de tudo o que já conquistou e orgulhe-se da sua trajetória.

Há um dado positivo em meio a tantas sensações negativas, o desemprego é uma oportunidade de recomeçar e fazer a diferença.

Para se sair bem em uma entrevista de emprego, a preparação é fundamental, segue 3 passos fundamentais para ouvir o tão sonhado, SIM:

1- Esteja focado nos aspectos positivos de suas características pessoais, a insegurança certamente estará presente nesse momento da sua vida. Por isso, sempre valorize suas qualidades, realizações e acertos.
Deixe claro suas realizações no seu currículo. Ao escrevê-lo reflita sobre tudo o que aconteceu na sua trajetória quais foram os significados para a sua vida profissional.

2- Seja confiante, a falta de autoconfiança tende a tornar as pessoas mais tímidas, insegura e propensas a gaguejar, mas tenha cuidado com o perfeccionismo e com a necessidade de ser sempre o melhor e de agradar o entrevistador o tempo inteiro.
Responda apenas aquilo que lhe for perguntado, entenda a pergunta e responda de forma clara e objetiva.
Caso não tenha compreendido o que lhe foi perguntado, seja sincero e diga que não entendeu a pergunta.

3- O ideal em sua entrevista de emprego é ser autêntico e verdadeiro sobre si mesmo, não inventar personagens ou mentir, e apresentar uma resposta condizente com o seu eu profissional.

Sugiro que faça uma reflexão antes de ir para uma entrevista de emprego, responda na frente do espelho: Porque quero trabalhar nessa empresa?

Seja honesto consigo mesmo, não procure respostas prontas, quando você ouve seu coração, o seu jeito de falar, o brilho do seu olhar e toda sua energia te transformam, e são capazes de atrair até os mais descrentes.

E caso não tenha ficado satisfeito com sua performance naquele momento, reflita sobre seus erros de maneira saudável e procure alternativas para agir diferente da próxima vez, sem deixar que os equívocos abalem sua autoestima.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.