Como se preparar para vender mais no Natal

As melhores dicas do coaching de vendas para alavancar as vendas no fim de ano

Datas comemorativas são oportunidades para alavancar as vendas, imagine o Natal. As vendas para o Natal começam dois meses antes, este mês. Ter uma estrutura preparada e um time de vendas e atendimento motivados é uma tarefa difícil, mas importante para alcançar os resultados esperados.

A crise econômica, desempregos e instabilidade financeira geram dúvidas nos consumidores do que comprar e quantos presentes comprarem. No Natal do ano passado, segundo um levantamento feito pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e divulgado no dia 26/12/2014, as vendas a prazo que antecedem o Natal caíram 0,7% em relação ao mesmo período de 2013.

Nas ruas, no trabalho e na família, o assunto é que este ano as compras serão mínimas. Presentes, só para as crianças. Enfeites, podemos usar dos anos anteriores. E assim, todos querem economizar. Desanimo? Não! Precisamos inovar para vender mais e ultrapassar as metas. Os Brasileiros são festivos e consumistas, precisamos ajuda-los a comprar o que querem e precisam. Com algumas dicas e perguntas que vendem do coaching de vendas, podemos potencializar as vendas e ter um Natal ainda mais feliz.

1º Exposição dos Produtos

O ambiente da loja e a exposição dos produtos são fatores importantes para atrair clientes. Primeiro compramos com os olhos! Destacar produtos âncoras com condições especiais para atrair clientes é um diferencial competitivo. As grandes redes de supermercados sabem fazer a exposição muito bem, compramos produtos que não precisamos por encontra-los de forma atrativa, na altura certa e com as condições que gostaríamos. E ainda, no caixa, tem as revistas, chocolates e etc que também não precisávamos mas pela facilidade compramos.

2º Prepare o seu Time

Funcionários desmotivados, despreparados, desvendem! Na época de final de ano é comum as empresas contratarem funcionários temporários, aumentar a carga horária dos funcionários já treinados, mudanças nos horários e etc. São pequenos fatores que podem desmotivar os melhores e motivar os despreparados. Imagine o resultado!! Dá medo? Espero que sim! Manter o time motivado, ciente do que irá acontecer e com feedback que a empresa precisa e conta com o apoio de todos é essencial. Treinar os novos funcionários com antecedência e orientar todos para trabalharem em equipe é investir nas pessoas que trazem os resultados esperados, com condições de surpreenderem com as vendas.

3º Os Clientes

Muitas empresas esquecem do banco de dados de clientes. Enviar um e-mail, uma mensagem ou telefonar para lembrar os clientes das promoções, condições especiais de parcelamento e produtos diferenciados despertam o interesse pela compra. Precisamos ter os clientes sempre ao nosso lado, lembrando de quem somos. Se a sua loja quiser fazer diferente para fazer a diferença, envie uma mensagem institucional, como por exemplo: “Sr. Jaques Grinberg queremos agradecer por ter visitado a nossa loja em 2015, para nós tê-lo como cliente é uma imensa satisfação. Para o Natal, esperamos que tenha uma experiência de compra como teve conosco. Estamos a sua disposição, abertos até às 22h todos os dias, com muitas novidades.”

4º Como aumentar o ticket médio por compra

O Vendedor Coach não vende, ajuda o cliente a comprar o que deseja e precisa. Se precisamos ajudar os nossos clientes, precisamos também ajuda-los a lembrar quem irá ganhar presente este ano. Uma dica poderosa é ter um bloco de anotações e uma caneta e durante o atendimento, bate papo informal, com o cliente, descobrir para quem ele está pensando em comprar presentes. De preferência, descubra os nomes e anote tudo na sua lista. Veja um exemplo abaixo:

Lista Cliente Jaques Grinberg

Nome Origem Presente Observações

Marcia esposa calça jeans

Rafael irmão camiseta

Daniel irmão perfume

Roberta irmã perfume

Pai pai camisa

Mãe mãe sapato

Vó vó blusa

Paty tia camiseta

Nilton amigo bermuda

Felipe trabalho camiseta amigo secreto

Gabriel primo bermuda 12 anos

Com a lista acima como exemplo, o que podemos através de perguntas de vendas, ajudar o cliente a escolher os presentes certos e aumentar o ticket médio.

1ª Jaques percebo que você deseja agradar todos os seus familiares e amigos com os melhores presentes, eu gostaria de saber se escolher um presente adicional para o seu irmão Rafael, para se diferenciar do Felipe que é presente de amigo secreto, e ficar próximo aos perfumes dos outros irmãos, é uma forma de agradá-lo ou presenteá-lo com os presentes certos?

2ª Para a sua esposa a calça jeans é uma ótima opção, mas percebo que as esposas são surpreendidas quando recebem dois ou três pacotes de presentes. Temos algumas opções de acessórios com um investimento promocional que podem fazer a diferença, você prefere ver os cintos ou uma bolsa pequena para festas?

3ª Percebo que a camisa escolhida para o seu pai, é para quem trabalha com terno, ele deve ser um homem elegante. Escolher um par de meias para acompanhar o presente do seu pai é um diferencial ou uma forma de retribuir tudo que ele já fez por você?

4ª Muitos clientes voltam reclamando que esqueceram de comprar o presente da sogra e sabemos que é importante. Se você fosse escolher algo para a sua sogra, qual dos presentes que temos em nossa loja você escolheria?

Aproveite estas dicas, experimente e pratique! Nós vendedores, precisamos criar o habito de treinar, praticar novas técnicas como fazem os jogadores que treinam horas por dia para um único campeonato. Quem aprende rende, quem rendeu aprendeu!

Publicado originalmente no site do autor

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento