Como se destacar em uma grande empresa?

Um dos grandes desafios dos profissionais que trabalham em grandes instituições está em se destacar dos demais, em ganhar um espaço e ser visto por seus superiores. Mas como fazer isso perante a dezenas, centenas e até milhares de funcionários?

Trabalhar em uma empresa de pequeno porte e fazer com que o dono lhe conheça não é difícil, já que em sua maioria o mesmo está presente com os funcionários no dia a dia. Ao trabalhar em empresas de médio e grande porte, os donos e diretores não estão presentes diariamente em todos os setores e não conseguem conhecer todos os seus colaboradores.

Para o profissional que deseja se destacar e fazer com o que seu diretor ou proprietário da empresa o conheça positivamente, é necessário seguir algumas dicas.

1 - Retorne mais do que foi lhe pedido: ao receber uma solicitação de seu superior imediato, não se prenda somente ao que foi lhe pedido, agregue valor ao que está entregando. Qualquer solicitação recebida não deve ser simplesmente executada, vale parar e pensar em algumas possibilidades, traçar uma lógica de dúvidas e trazer as respostas mesmo que não solicitadas.

2 - Troque o "não deu" pelo "não vai dar": por mais que nos esforçamos ao máximo, pode haver momentos que estouramos os prazos. Isso pode ser admissível desde que você avise com antecedência. Antes de estourar um prazo, avise a quem solicitou a tarefa que não vai dar, juntamente a isso, passe um novo prazo baseado em análises concretas. Esse retorno vai ameniza os problemas decorridos da não execução da tarefa e ajudará na sua imagem pessoal.

3 - Dê retornos sobre projetos e atividades: ao lhe determinarem projetos e atividades maiores, retorne ao solicitante de tempos em tempos como está o andamento, passando informações do cronograma e das fases já executadas, assim qualquer alteração a ser realizada durante o percurso pode ser inserida com menos impacto.

4 - Cuide da sua postura profissional: mostrar um bom relacionamento com os demais, conhecimento sobre as rotinas que executa e comprometimento com sua função fazem de você um profissional bem visto por seus superiores e companheiros de trabalho.

5 - Tenha resultados: seja capaz de mostrar resultados, todas as características citadas anteriormente dependem que ao final os resultados sejam apresentados. Sem eles, não é possível mostrar o trabalho que tem realizado. Os resultados são tudo que uma empresa espera de seu colaborador, conseguindo apresentá-los com certeza terá uma carreira de sucesso e fará com que seus idealizadores o conheçam.

Todas essas atitudes ajudarão no seu destaque no setor e futuramente com diretores de sua empresa. Uma carreira não se faz de um dia para o outro, é necessário subir um degrau por vez, não tente pulá-los.

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