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Como se comporta a geração D e os novos modelos de negócio feitos para conquistá-la

Conheça as características da geração D e os modelos de negócio que já existem para conquistá-la

Uma nova geração de clientes, que falo em um dos capítulos do meu segundo livro, Movimentação, tem um comportamento de consumo diferente. Ao invés de comprar, ele preferem alugar.

É uma movimentação > de: possuir -> para: usufruir < de: aquisição para: locação >

Os millennials, como são chamados lá fora ou Geração "D", como gosto de falar.

Geração "D" de "Donwloadeada", Pois brinco que essa geração não foi pariida, foi "downlodeada".

Entre muitos movimentos, a preferência por aludar ao invés de comprar, de usufruir ao invés de possuir, está influenciando o nascimento de novos modelos de negócio.

Marcas como Rent the Runway and Bag Borrow or Steal são ícones dessa nova geração. A RtR aluga roupas e acessórios de marcas famosas. Os aluguéis são de 4 a 8 dias e custam até 40 dólares. Jennifer Hyman, fundadora da empresa, teve a ideia quando a sua irmã Becky tinha que ir a um casamento e ficou desesperada por não ter nenhum vestido que quisesse usar. Eis que surgiu a ideia, afinal muitas mulheres passam pelo mesmo problema todos os dias. A Rent the Runway aluga vestidos bacanas por apenas algumas horas.

O negócio começou apenas na internet e agora a marca também possui loja física em Nova Iorque. Na verdade chamam de "showroom" e lá é possível agendar um horário e ter a assistência de uma especialista em moda para ajudar a montar o melhor visual baseado no seu estilo.

Além da moda, essa tendência também está na música e na hospedagem com marcas como Spotify e AirBnB. Há também empresas como a Dollar Shave Club que ao invés de comprar o barbeador, o Cliente escolhe um entre os 3 tipos de lâminas que custam 1, 6 ou 9 dólares por mês e mensalmente um barbeador chega para você com frete grátis. A proposta é de um grande barbear por poucos dólares.

As regras para mudar de lâmina ou desistir são simples e o processo é super fácil como tem que ser tudo que for feito para a Geração "D" que também pode ser chamada de Geração "D" de Descomplica ou seja, as marcas precisam descomplicar os processos para conquistar essa moçada!

Ainda podemos encontrar, entre os novos negócios para essa geração, alugueis de Bicicletas e Carros que já vemos por algumas cidades do Brasil. O Car Sharing é um serviço de aluguel e compartilhamento de carros elétricos que está sendo testado no Recife/PE.

Enquanto algumas marcas tradicionais ainda não se adaptaram ao comportamento dessa geração, outras como a Patagonia, já estão com a sua movimentação.

A Patagonia criou um marketplace C2C (Cliente para Cliente) online para que os Clientes da marca possam revender os produtos que compraram no site ou lojas da empresa. Segundo o site Business Insider, as vendas da Patagonia cresceram 16% depois desse movimento.

Já a Bag Borrow or Steal, marca de Seattle, cobra uma mensalidade dos seus Clientes, que varia entre 20, 50 e 100 dólares. A ideia da marca é ser a Netflix dos produtos de luxo. Ao pagar mensalmente um dos valores acima, o Cliente tem o direito de "alugar" bolsas e joias e ficar com elas pelo tempo que quiserem. Quando não quiserem mais, é só enviar de volta para a BBoS e trocar por outro produto.

Outra marca em sintonia com a nova geração é a BirchBox.

Mais uma coisa importante sobre a Geração "D" é o seu gosto por negócios com causa como a Warby Parker, onde a cada par de óculos comprado, um é doado para pessoas carentes.

E ainda tem os modelos de negócio "Hipster", que é como o empreendedor da Geração "D" realiza os seus sonhos de ter um negócio.

Mas, negócios "Hipsters" será tema de uma próxima postagem, aguardem.

E aí, como você está se movimentando para se aproximar dessa geração?

Como é o seu negócio em relação a design e tecnologia entre outros pontos que essa geração valoriza?

O que você precisa fazer para Ins-pirar a geração "D" a tornar-se fã de sua marca?

Pense e aja, já!

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