Como planejar sua estratégia de marketing de conteúdo

O ano de 2015 está chegando ao fim e é uma boa hora de começar uma mudança. Então que tal começar a planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo ou aprimorar a sua já existente para o próximo ano?

Afinal, é essa uma das grandes tendências do mercado de marketing e os números comprovam que é também uma das soluções mais eficientes para conquistar novos clientes e ganhar destaque diante da concorrência. Atualmente, segundo dados do Data Popular, 80% dos brasileiros pesquisam na internet por algum conteúdo antes de adquirir um produto ou serviço.

O marketing de conteúdo surge para sanar essa necessidade, exercendo a função de informar o que os consumidores desejam saber e esclarecer as dúvidas. Pois, o conteúdo fala com as pessoas, informa antes de vender, o que gera credibilidade para a sua marca e ajuda a impulsionar a pessoa a tomar a decisão de compra e escolher por determinada empresa.

De acordo com um estudo realizado com profissionais de empresas B2B (business to business, empresas que trabalham com comércio entre empresas), 82% dos profissionais de marketing B2B vão aumentar a produção de conteúdo nos próximos meses. Sendo assim, é possível que os seus concorrentes estejam procurando por uma empresa especializada para investir na estratégia de marketing de conteúdo e se você não o fizer, poderá perder espaço no mercado.

Saiba como começar uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo engloba uma série de ações e de tipos de conteúdos, desde os textos para as páginas do site da empresa até as mídias sociais. Sendo que, uma das suas principais ferramentas é o blog.

Segundo dados da empresa americana Hubspot, os comerciantes que têm priorizado os blogs são 13x mais propensos a aumentar consideravelmente o seu retorno sobre o investimento (ROI).

Então, é fundamental que a sua empresa tenha um Blog frequentemente atualizado e possua também páginas nas principais redes sociais, como Facebook, Google Plus, Twitter e Linkedin. Na hora de criar os perfis nas redes sociais, tente otimizá-los colocando as informações da sua empresa e o logo.

O blog é usado para informar o público-alvo, esclareceras dúvidas, falar sobre os produtos ou serviços oferecidos, sobre novidades do segmento, etc. E as redes sociais usadas tanto para divulgar os artigos dos blogs e demais conteúdos, como também interagir de maneira mais próxima com os potenciais clientes e antigos clientes.

Após possuir essas ferramentas, o primeiro passo para começar a sua estratégia de marketing de conteúdo é definir a sua meta. Afinal, qual o objetivo que quer alcançar? É aumentar o número de visitantes do site? Aumentar o número de clientes? Ou simplesmente gerar mais visibilidade para sua marca e torná-la mais conhecida.

É importante que a sua meta seja algo real, ou seja alcançável e tenha como base os seus dados atuais. Por exemplo, minha meta é conquistar mais 5 clientes no período de 2 meses ou meu objetivo é subir de 3000 para 3500 o número de visitantes mensais no meu site, entre outros.

Depois, o próximo passo é planejar todas as ações para alcançar a sua meta, organizando-as em um cronograma mensal que deve ser seguido. Então, programa quais serão os posts de blog que devem ser escritos, em quais dias devem ser publicados, quais os temas irão abordar, etc. Defina também se outros materiais serão feitos, como estudos de caso ou ebooks e programe também quais serão as postagens nas mídias sociais e em quais dias e horários deveram ser feitas.

Colocando em prática uma estratégia de marketing de conteúdo

Vale ressaltar que o marketing de conteúdo é uma solução que exige trabalho duro constante, é preciso sempre produzir um conteúdo original e de qualidade. Isso quer dizer que é fundamental não copiar nenhum material, você pode se inspirar em algum texto e buscar referências, mas deve redigir o seu próprio conteúdo.

Sobre os temas a serem abordados, sempre se coloque no lugar do seu público-alvo, pense no tipo de informação que ele busca, nas dúvidas que possui e tenta responder a isso. Informe os seus potenciais clientes com aquilo que eles procuram e precisam saber.

Outro fator que precisamos destacar é que não se deve abandonar, em nenhum momento, o blog e suas redes sociais. Tente atualizá-las com certa frequência, o indicado seria o blog ser atualizado pelo menos uma vez por semana, o Facebook, o Google Plus e o Linkedin umas duas vezes por dia e o Twitter cerca de 3 vezes diárias.

Publicado originalmente em http://inbound.grupoipub.com.br/blog/como-planejar-sua-estrategia-de-marketing-de-conteudo/

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