Como perder o medo de falar em público

Falar em público é, para um grande número de pessoas, uma situação de estresse que causa muita ansiedade e desconforto. É uma situação de exposição social, que reporta a uma possibilidade de fracasso, de constrangimento...

O medo é um sentimento natural do ser humano. Sentir medo faz parte da vida de todos nós, protegendo-nos. Resulta da consciência de perigo. Perigo este que pode ser real, mas também hipotético ou imaginário.

Falar em público é, para um grande número de pessoas, uma situação de estresse que causa muita ansiedade e desconforto. É uma situação de exposição social, que reporta a uma possibilidade de fracasso, de constrangimento, de julgamento dos outros frente ao nosso desempenho. Se fracassarmos, seremos rejeitados. E ser reprovado, não ser aceito pelos outros, conhecidos ou não, é um dos maiores medos do ser humano.

Isso que transforma o ato de falar em público num dos vilões mais temidos.

Como enfrentar esta situação e perder esse medo?

Primeiramente, é importante entender, ter consciência do que está acontecendo.

Dois aspectos estão envolvidos na relação do indivíduo com o medo: um primitivo, instintivo; outro racional. Quando estamos diante de um fato que nos coloca em risco, nosso corpo libera uma carga extra de adrenalina. Imediatamente é tomado de uma ansiedade exacerbada, acompanhada de sintomas físicos como palpitações, sudorese, tremores, tensão muscular, rubor facial. O corpo está tomado de um grande desconforto e preparado para fugir. Mas nem todos reagem exatamente igual, alguns paralisam com o pânico. Neste estado, o aspecto instintivo que está no comando. Quando, mesmo diante de uma situação de estresse, consegue-se dominar o medo, aprendendo a tirar proveito da situação, usando a razão e a inteligência para transformar aquela situação estressante em um desafio, o corpo passa a ser tomado por outro hormônio poderoso, chamado dopamina, que tem efeito estimulante do sistema nervoso central, proporcionando uma sensação de euforia confortável para o indivíduo, sensação de prazer. Neste estado, é o aspecto racional que agora comanda.

É possível vencer o medo de falar em público? Certamente que sim.

Como?

Usando a inteligência para achar saídas e escolhas, através de um preparo adequado para evitar o fracasso. Exige uma mudança gradual e disciplinada.

Confiando em si. Trabalhar com coragem para enfrentar o medo. Confiança é fruto de planejamento, preparação e trabalho duro. Descobrir seu valor, convencer-se dele. Expô-lo aos outros com confiança.

Cuidando dos pensamentos. Os pensamentos que alimentamos quando estamos prestes a falar em público influenciam o desempenho. Pensamentos como, “não vou conseguir”; “vou esquecer” e “não vou agradar” só atrapalham, aumentando a tensão, a ansiedade. Como consequência, acontecem os temidos “brancos”, gaguejos, vícios de linguagem, movimentos repetitivos indesejados e a performance sem qualidade.

Preparar-se e pensar: “estou preparado”; “vou causar boa impressão”; “ficarei calmo; “estou confiante”, traz grandes resultados, que são transmitidos aos interlocutores. Funciona de forma poderosa.

Expondo-se de forma gradual e constante. Avaliar seus limites, trabalhar para transpô-los. O cérebro vai mudando sua relação com a situação que causa o medo. Um treinamento bem planejado estimula a mente a vencer os obstáculos, enfrentando o medo, eliminando-o.

Simulando situações onde fale em público. Usando a imaginação e informações da realidade, são criadas situações diversas onde se tenha que falar em público. É uma técnica bastante eficaz na desensibilização dos medos.

Trabalhando com a aceitação dos erros. Inerente ao ser humano. Errar é a melhor possibilidade de aprendizado. Não focar no erro como um sinônimo de fracasso e sim como uma variável para mapear os procedimentos e buscar melhorias nestes. Estimular a mente a achar as soluções para as falhas. Criando fatos prazerosos de crescimento pessoal e/ou profissional.

Usando recursos ao seu favor. Sua postura, sua voz, sua aparência, seu conhecimento, sua memória, suas experiências; use-os. Faça boas anotações, use, se possível, dependendo da ocasião, projeções de slides, vídeos.

Treinando, treinando, treinando. A melhor maneira de perder o medo de falar em público é falar, falar, falar. Aproximar-se gradativamente, sucessivamente, repetidamente. Treine, gravando sua apresentação, filmando, revendo, corrigindo, refazendo.

Confie. Em si, mas também em outras pessoas que possam ajudá-lo. Fale com o espelho, e também fale com alguém, tenha feedbacks honestos de pessoas e grupos de pessoas que tenham o propósito de ajudá-lo a tornar-se um excelente orador.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento