Como perder o medo de falar em público usando a Programação Neurolinguística (PNL)
Como perder o medo de falar em público usando a Programação Neurolinguística (PNL)

Como perder o medo de falar em público usando a Programação Neurolinguística (PNL)

Enquanto algumas pessoas usam o medo para vencer suas próprias limitações e alcançar sua realização pessoal, outras permanecem com dificuldades para progredir

Como perder o medo de falar em público é o alvo de milhares de pessoas, que sofrem com este problema. Não é à toa que esse medo produz paralisações e traumas que perduram durante longos períodos da vida.

De acordo com Glenn Croston, consultor em pesquisa e desenvolvimento farmacêutico nas áreas terapêuticas, o medo de falar em público é mais frequente que o medo da morte. Já parou para pensar na dimensão deste tema?

Um temor maior do que o próprio medo de morrer é algo que tem sido apresentado como uma realidade universal. E o pior é que são poucos os meios eficientes de tratamentos para mudar esta situação.

Enquanto algumas pessoas usam o medo para vencer suas próprias limitações e alcançar sua realização pessoal, outras permanecem com dificuldades para progredir.

O resultado desse medo envolve problemas de adaptação pessoal e profissional, prejudicando sua carreira e relacionamentos.

Então, se você faz parte deste segundo grupo, ou conhece alguém nesta mesma condição, a PNL pode ajudar. Continue lendo, pois vou te mostrar como perder o medo de falar em público com uma estratégia poderosa que você desconhecia até agora!

O medo de falar em público: isso não é invenção?

Denominado glossofobia, do grego “temor” ou “medo da língua”, o medo de falar em público é uma considerado uma espécie de distúrbio que aflige muitas pessoas.

Entre os seus principais sintomas, estão:

Desconforto físico ou pavor extremo ao se comunicar com um grupo;

Isolamento em situações que estimulam a atenção do público;

Forte ansiedade para se falar diante do coletivo.

Os sintomas mais comuns são os físicos, que vão desde o aumento da transpiração, da pressão arterial e da frequência cardíaca, até o intenso tremor na voz, dores de cabeça e náuseas.

Mas, por que isso acontece?

Todos esses efeitos estão associados à ansiedade, responsável por dificultar o desenvolvimento da fala durante uma apresentação ou discurso. Alguns tratamentos são indicados nessas circunstâncias, como terapias e uso de remédios.

No entanto, uma das técnicas mais eficientes para solucionar essa questão, de como perder o medo de falar em público, é a Programação Neurolinguística (PNL). Entenda mais sobre ela a seguir!

Para que a PNL foi criada

A PNL foi criada por Richard Brandler e John Grinder na Universidade da Califórnia, Estados Unidos, na década de 1970.

Os dois pesquisadores uniram psicologia com linguística, visando criar um modelo para que qualquer indivíduo pudesse superar distúrbios psicológicos, e até físicos, por meio do desenvolvimento pessoal e comunicação.

Para isso, eles desenvolveram uma modelagem, demonstrando os efeitos reais que a técnica despertava nas pessoas. A ideia era que a remodelagem do comportamento pudesse possibilitar o desenvolvimento de novas habilidades e sensações.

E deu certo?

Sim, tanto que a PNL passou a ser utilizada para alterar as crenças limitantes e remodelar o psicológico do indivíduo. A base para conseguir isso, era contar com uma referência que tinha a habilidade específica a ser trabalhada.

Então, se você fica apavorado para apresentar uma ideia para uma multidão, usar a PNL pode te mostrar como perder o medo de falar em público.

A sua comunicação pode ser remodelada com base nos discursos de Steve Jobs, por exemplo. E o resultado? Um discurso tão poderoso quanto o dele!

Use a PNL para vencer as dificuldades

Para tornar a remodelagem algo real e prático, é preciso compreender o comportamento das referências que serão usadas em sua base. Não importa se você deseja falar como o Martin Luther King ou o melhor palestrante do último evento que você participou.

Busque entender e organizar mentalmente a forma como a pessoa que você vê como referência se comunica. O analise, fazendo perguntas como:

Qual o seu jeito de falar?

Sua postura?

Linguagens do corpo?

E então, pegue essas informações e remodele a sua habilidade oratória, para estar cada vez mais próximo do líder escolhido.

No entanto, essa é uma tarefa complexa que exige conhecimentos específicos de psicoterapia. Para melhores resultados, conte com um profissional qualificado, realizando uma análise personalizada e um treinamento contínuo.

Como você já deve ter percebido, a PNL constitui uma ferramenta poderosa para saber como perder o medo de falar em público. Então, para tornar isso real, acompanhe abaixo algumas técnicas:

1 – Identifique o que desencadeia o seu medo

A primeira etapa para descobrir como perder o medo de falar em público exige autoconhecimento. É preciso se conhecer bem para entender qual elemento tira a sua estabilidade mental.

Pode ser a expressão, risada de uma pessoa, o silêncio ou atenção focada em você – cada situação produz uma sensação. Encontre a que traz medo, angústia ou ansiedade, para entender a raiz do problema.

2 – Entenda as suas reações

As pessoas reagem de formas diferentes frente a determinadas condições. É aí que você precisa avaliar a imagem que a sua mente cria. No caso de uma imagem negativa, a sensação será negativa também, e a reação física não será diferente.

Procure entender as suas reações, partindo do princípio que elas vêm das imagens criadas em seu psicológico. A imaginação humana é um poço de criatividade, portanto, analise a sua com o objetivo de compreender e controlar.

3 – Prepare a sua mente

Os estados mentais influenciam as reações físicas. Então. para ter reações positivas, é necessário ter um estado mental positivo. Você pode fazer isso criando imagens positivas em sua mente, as quais irão fornecer uma sensação de alívio e prazer quando falar em público.

Concentre-se em imagens que tragam segurança e tranquilidade. Para manter esse mecanismo, use âncoras PNL para fixar um novo padrão de comportamento.

Com essas etapas, você pode transformar o medo em um incentivo para enfrentar obstáculos, superar limitações e atingir melhores resultados. Esta atitude mental fará toda a diferença na hora de falar para 10 ou 1.000 pessoas. Incrível, não é mesmo?

Como perder o medo de falar em público sem mistérios

Agora que você já sabe que existe a possibilidade de remodelar as suas habilidades com a PNL, fica mais fácil falar em público, certo? Não tem mistério, é só técnica e experiência.

Saber como perder o medo de falar em público usando a PNL exige prática, portanto, comece a visualizar imagens positivas e treine com frequência. Pode ser de frente para o espelho, para um familiar ou um grupo pequeno de amigos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento