Como não perder seu cliente

Em tempos de crise, nada pior para o pequeno empreendedor ou MEI (Microempreendedor Individual) do que perder um cliente por descuidos possíveis de serem evitados, ou pela falta de planejamento e organização.

Hoje em dia, principalmente com as ferramentas de avaliação disponíveis online, é possível ter um feedback praticamente imediato sobre um produto ou serviço mal prestado.
Mas mesmo antes da existência destes aplicativos, um serviço bem feito sempre foi uma das melhores formas de aumentar seu número de clientes. Porém tão importante quanto aumentar, é manter.
Para isso listei abaixo algumas dicas sobre como NÃO perder seu cliente:

Atendimento:
Quando estamos em busca de um produto, é imprescindível que aquele que se propõe a vendê-lo tenha o mínimo de conhecimento necessário a respeito daquele produto. Porém, o que vemos hoje são atendentes assumindo o papel de vendedores e empresas contratando profissionais sem experiência e que não oferecem capacitação. Infelizmente, o resultado é a alta rotatividade e a baixa retenção de clientes.

Prazo:
Sempre que não houver condições de cumprir um prazo, o melhor a se fazer é comunicar ao cliente o quanto antes e negociar um novo prazo, levando-se sempre em conta a necessidade do cliente. Ser cobrado o tempo todo pode ser tão cansativo para você, quanto para o cliente, que pode acabar desistindo e procurando por um fornecedor que lhe ofereça maior pontualidade.

Qualidade:
É comum, em algumas cidades, ouvir que determinados serviços são mal executados. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, encontrar um bom serviço de lavagem de carros é praticamente um milagre. Quase sempre a lavagem é incompleta, causando retrabalho à pessoa que levou seu carro até o local, além da insatisfação e da vontade de nunca mais voltar.

Fidelização:
Esta última é praticamente o resultado do bom desempenho das três primeiras; clientes bem atendidos, no prazo combinado e com qualidade no serviço prestado, dificilmente irão procurar por outro prestador. Mas nada que um sistema de fidelização não possa melhorar, oferecendo pequenos mimos e vantagens especiais, entrando em contato com o cliente em datas comemorativas, fazendo com que ele se sinta lembrado.

Existem várias formas inovadoras de fidelizar o cliente, inclusive com campanhas que promovem engajamento nas redes sociais, mas isso será tema para uma próxima publicação.

Já no caso das grandes empresas, mesmo quando há redução no quadro de funcionários, é importante ressaltar que aqueles que permanecerem terão de ser mais eficientes. Somado a isso, somente a inovação e um atendimento de qualidade farão frente à concorrência.

Publicado originalmente no blog Garotas Espertas

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