Como melhorar sua pousada - 5 dicas matadoras

Há vários sites de viagens com reservas online disponíveis na web. Neles, há fóruns interativos nos quais usuários fornecem informações e opiniões de conteúdos sobre os locais onde se hospedaram e viajaram. Opinam sobre os lugares por onde passara, relatando suas acomodações, atendimento e descrevendo o que viram e sentirem naquela hospedagem.

Estas tecnologias de reserva (como os sites Booking.com, TripAdvisor, Expedia, entre outros) são práticas, rápidas, atraem visitantes do mundo todo para o mercado de turismo de lazer quanto de negócios.

Hoje a empresa de hospedagem não pode ficar de fora desta modernidade, porque perde espaço e cliente.

Se você faz parte desta mudialidade em reservas online de acomodações, precisa ficar esperto. Lembre-se, os hóspedes deixarão opiniões sobre experiência de sua marca nestes sites. Haverá publicidade de sua pousada, boa ou ruim, dependendo do que o cliente encontrar lá. Não espere. Melhore a qualidade de sua pousada, agora.

Você precisa desta publicidade favorável para deixar sua pousada no topo das pesquisas destes sites.

Bom serviço gera cliente satisfeito e fidelização.

Veja algumas dicas para melhorar ainda mais a qualidade de serviço de sua pousada:

Abordagem

Atendimento ao cliente tem que ser impecável. Qualquer atrito nesta área pode deixar sequelas nos hóspedes e no seu negócio de difícil reparação.

Além da equipe estar preparada e bem treinada para garantir bem-estar ao turista em sua pousada, você, também, precisa que a abordagem ao cliente insatisfeito seja bem orientada e com o problema sanado.

Ouça as queixas do cliente insatisfeito. Assim saberá como contornar a questão e solucionar as indiferenças entre o hóspede e seu negócio.

Não deixe para depois. Resolva as indiferenças com o cliente e a pousada na hora, mesmo que o questionamento seja feito por telefone. Dando prazo e sendo transparente na solução das controvérsias, você demonstra interesse e respeito ao seu hóspede.

De olho no site

Quase impossível não estar conectado com a tecnologia da informação através de tablets e smartphones. Use essa conexão para monitorar seu negócio.

Hoje as postagens ocorrem em tempo real. Fique de olho nas páginas de negócio nos sites de reserva online para acompanhar as publicações sobre sua pousada. Clientes podem postar comentários a respeito de sua pousada a qualquer momento.

Interessante pesquisar nas páginas de site de busca sempre que possível. Se você mantém parceria com Booking.com, TripAdvisor ou outros sites do gênero, que trabalham com reservas online, deve ficar mais atento ainda para interagir com os clientes e trocar informações imediatas.

Ouvindo à clientela

Você deve ter todos os sentidos aguçados no seu negócio. A fala e a audição são os mais trabalhados. Saber falar e aprender a ouvir asseguram bom entendimento com os hóspedes de sua pousada. A equipe de funcionários precisa estar preparada para servir, atender e se comunicar com os clientes. Neste feedback, todos devem se entender.

Ouvir críticas ou apontamento de erros no empreendimento, pelos clientes, não é ruim. Lógico, o ideal não é haver erros. Mas quem não erra! Diante dos problemas, se encontra solução e melhorias no serviço. Hóspede satisfeito,divulga a pousada. Saber que foi compreendido, retorna. Assim se faz uma carteira de clientes motivados com publicidade favorável ao seu negócio.

Organização da equipe

Tenha seus funcionários focados, bem treinados, eficientes, motivados sempre. Como? Numa boa organização laboral, distribuindo tarefas adequadamente.Incentive aquele que melhor se destacou com prêmios. A sua pousada ganha em produtividade. Os clientes, bom atendimento.

A equipe se organiza com infraestrutura bem composta, metas definidas e tarefas planejadas, respeitando as prioridades. Com isto não se perde tempo e evita-se conflitos interpessoais entre os funcionários de sua pousada.

Com a administração do simples, do check-in ao check-out, não haverá desperdício na execução das tarefas básicas de cada um. Sem desgaste físico e psicológico, o trabalho flui satisfatoriamente como deve ser.

Gratificação

Fomente uma lembrança gratificante à equipe. Prêmio, uma gratificação, um presente, um troféu, ou qualquer outra simbologia poderá ser entregue para quem se destacou diante dos demais.

Veja bem, este bônus deve ser um acontecimento isolado, sem caráter habitual, nem uma relação direta empregatícia. Mas sentida pela equipe como uma gratificação.

O clima fica harmonioso na sua pousada estimulando a equipe a trocar informações e experiências.

Se você espera fidelidade e comprometimento da equipe, tem que ser o primeiro a dar exemplo. Honre os compromissos e os os acordos firmados entre os funcionários. Fujas das injustiças cometidas na liderança.

A equipe é espelho de sua administração. Esta terá comprometimento com seu negócio, se confiar na sua capacidade de organização. O resultado é bom para todos. A pousada e os servidores ganham. Os hóspedes ganham mais ainda em bom atendimento e eficiência nas atividades. Saem falando bem da pousada nos sites e mídias sociais. Publicidade perfeita ao seu empreendimento.

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