Como melhorar o uso profissional em seu LinkedIn
Como melhorar o uso profissional em seu LinkedIn

Como melhorar o uso profissional em seu LinkedIn

Dicas de Marketing pessoal para profissionais de RH, pessoas em busca de oferta de trabalho e vendedores, com foco na utilização da rede social LinkedIn

Infelizmente temos um grande número de membros cadastrados na rede que ainda não se atualizaram para a maneira correta de utilizar o Linkedin. Devemos lembrar que esta é uma rede para Networking Profissional e as conexões precisam de um interesse em comum para formarem um par. O negócio e o emprego deve ser uma ação secundaria e não uma ação direta. Veja abaixo as principais dicas segundo especialistas da Linkedin Portugal e Netpartner para obter sucesso com o rede social:

  • 1 – Siga as empresas onde gostaria de trabalhar, potenciais parceiros ou até concorrentes
  • #2 – Crie grupos LinkedIn na sua área de especialidade ou nas suas áreas de negócio
  • #3 – Mude a foto de perfil dois em dois meses (demonstre profissionalismo na escolha)
  • #4 – Tenha uma URL personalizada para o seu perfil
  • #5 – Participe ativamente nas discussões, notícias ou artigos
  • #6 – Responda ou pergunte no LinkedIn Answers todas as semanas
  • #7 – Semanalmente, recomende alguém da sua rede de contatos LinkedIn
  • #8 – Contate toda a sua rede com regularidade – no mínimo, uma vez por ano
  • #9 – Quando receber convite para adesão à rede de contactos envie mensagem de agradecimento
  • #10 – Altere sempre a mensagem padrão para convidar alguém para a sua rede de contatos
  • #11 – Esteja sempre atento aos eventos que são lançados no LinkedIn
  • #12 – Dê os parabéns aos membros da sua rede nos seus aniversários sempre que possível.
  • #13 – Quando convidar pessoas para a sua rede que não conhece na vida real, apresente razões para convite
  • #14 – Adicione apresentações de projetos profissionais no SlideShare ou em pastas Box.Net
  • #15 – Visite a página de emprego do semanalmente
  • #16 – Comente atualizações feitas pelos seus contatos LinkedIn
  • #17 – Dê os parabéns aos membros da sua rede quando iniciam novas funções profissionais
  • #18 – Coloque o seu perfil em pelo menos dois idiomas diferentes
  • #19 – Encaminhe empregos de interesse para a sua rede de contatos
  • #20 – Mensalmente, faça uma revisão ao conteúdo do seu perfil (Sumário, Especialidades, entre outros)
  • #21 – Ligue até duas contas do Twitter à sua conta
  • #22 – Nunca lance uma discussão nos grupos LinkedIn que tenha o objetivo a venda de serviços
  • #23 – Importe os seus contatos de email para a sua conta
  • #24 – Tenha sempre um e-mail de contato no seu perfil LinkedIn mesmo para quem não esteja conectado a você
  • #25 – Use ferramentas para otimizar a sua presença no LinkedIn (ex: Hootsuite)
  • #26 – Nunca queira vender nada após primeiro contato feito
  • #27 – Apresente membros da sua rede de contatos a outros membros
  • #28 – Mensalmente, arquive ou apague mensagens antigas da sua caixa de entrada
  • #29 – Nunca coloque a palavra “desempregado” no seu perfil
  • #30 – Sucesso = plano de ação + iniciação + tempo definido + execução

Fonte: Linked Portugal e Netpartner

Vejo que algumas pessoas na ganância de chamar a atenção alteram a foto até mesmo mais de uma vez por dia, e muitas das vezes estas fotos não são profissionais, é preciso de mais autocuidado com a imagem, esta é uma rede profissional e não de entretenimento como Facebook.

O negócio de compartilhar conteúdo e vagas é excelente, ajuda amigos, faz contatos e cria uma imagem positiva perante os colegas, mas as vezes questiono, a pessoa está empregada e como possui tanto tempo para postagens frequentes? É a mesma coisa que uma pessoa passar o dia inteiro postando no Twitter, e a produtividade? Vamos ajudar aos colegas, compartilhar conteúdo, mas vamos executar nossas tarefas, conteúdo em exagero também não é algo positivo.

CURTIR, COMENTAR, COMPARTILHAR

Se gostou a regra é simples! Curta, Compartilhe, Comente! Uma ótima maneira de integração e relação com potenciais clientes, parceiros, empregador ou mesmo uma conexão sem interesse além da troca de conhecimento!

Estou desempregado e agora?

Muitos especialistas apontam para que não coloque o título de desempregado no Linkedin, então altere pela sua área de interesse e no máximo acrescente disponível para novos desafios na frente de sua área. Se ficou desempregado, e tem uma boa relação com seus colegas envie uma mensagem, no máximo duas, pedindo ajuda, pois nem todos seguem o atualizações de amigos com frequência. Alguns dizem que este não é o melhor caminho, mas acredito que informar pessoas que já possui contato estabelecido não seja negativo. Poderá testar o seu Networking e disposição de amigos para ajudar, só não exagere e lembre-se que chorar, reclamar, não vai adiantar! Seja profissional.

Participa de grupos e tem medo de participar de debates polêmicos?

Este é um grande desafio de entendimento principalmente para aqueles em busca de uma colocação. Acredito que o segredo seja ser ético, será que participar de debates com foco em dificuldades no mercado de trabalho, feedback entre outros itens polêmicos vai prejudicar a empregabilidade?

A dica é seja sempre ético, seja você e mesmo que tenha uma experiência ruim, nunca site nomes em referências negativas, precisamos aprender a compartilhar experiências negativas de forma que se tornem positivas, como um aprendizado para que não se repita com os colegas. Seja critico, mas construtivo e moderado. Se for critico ótimo mas foque em soluções para os problemas. Precisamos de mais solucionadores de problemas e menos críticos, esta é a realidade. Uma crítica vazia de solução de nada adianta.

Algo ta errado, mais de 500 contatos e pouca conectividade!

Sempre que aceito uma conexão ou envio uma solicitação me apresento, deixo em aberto para relacionamento, mas o que não podemos é diretamente oferecer um produto, ou pedir emprego. Acredito que 50% das pessoas que me adicionaram até hoje não estabeleceram contato nem de resposta, sendo que 25% fizeram com foco em vender algo que não quero ou perguntar se sei de alguma vaga de emprego. Será que o Linkedin se tornou um Álbum de figurinhas para uma nova coleção? O problema é que muitos só querem ajuda, não sabem a hora de ajudar uns aos outros.

Não tente se vender, mostre que é bom em algo, que consequentemente vou querer seus serviços

Lembro de um caso pessoal como comprador: Participava de grupos de vendedores, e estava buscando um curso na área. Conheci um profissional que abordava muito bem sobre o assunto em suas postagens e respondia a todos com relação ao assunto. Fizemos conexão e questionei sobre alguma indicação e ai sim ele se apresentou como palestrante. Compramos o curso e ficamos satisfeitos. Linkedin não é lugar de oferecer produtos e serviços, ao menos que seja solicitado.

O Vendedor precisa aprender a hora de entrar em cena e como abordar o cliente!

Não seja deselegante, enchendo contatos com mensagens de conteúdo publicitário, imagine se todos fizerem isto, a caixa ficará cheia e sem foco lembre-se que a caixa de mensagem é uma ferramenta que deve ser usada com bastante cuidado.

Quando um amigo postar uma vaga de emprego, o melhor que temos a fazer é enviar o currículo, ou entrar em contato direto com a empresa, o amigo as vezes cansa de ficar respondendo que não tem mais informação. Ele já fez a parte dele para ajudar hoje e você já compartilhou algo em beneficio a sua rede de contatos?

Recomendações são positivas, mas tenha cautela com exageros, é importante recomendar pessoas que realmente conhece. Tente ter uma recomendação de professores, colegas de estudo, líderes e equipe, pode ser mais vantajoso que ter diversas recomendações de estranhos.

Voltando a questão de participação em grupos gostaria de deixar um pedido em especial aos vendedores de plantão, por gentileza lembrem-se que tópicos de grupos e também atualizações de amigos podem e devem ser comentados, entretanto sempre com conteúdo relacionado ao tema do debate. Nada de publicar sobre algum produto ou serviço que oferece. Quando um profissional atualiza cargo, posta algum debate e tem comentários do tipo que oferecem foco comercial pelo terceiro, pode apostar que o locutor inicial do debate se sente ofendido.

Linkedin não é um canal, onde o cópia e cola funciona para publicidade!

Vamos lembrar que a sua opinião politica e piadinhas podem perfeitamente serem postada somente no Facebook, e se não for em excesso sou favorável a imagens com frases motivacionais e inclusive jogos de inteligência, que diretamente estão ligados a mercado de trabalho. Alguns são totalmente contra mas precisamos trabalhar também a tolerância. Não sei a sua opinião, mas sou totalmente contra os anúncios de Marketing Multi Nível, pois acredito que não é este tipo de negocio que realmente queremos e ainda as campanhas de listas de arquivos, que nem sempre possuem de fato esta finalidade. Mesmo que alguns bons façam, quem realmente quer compartilhar já disponibiliza direto o link do arquivo para download.

Se tiver algum caso, experiência positiva sobre sua participação aqui no Linkedin acrescente conteúdo por gentileza e deixe criticas e sugestões ao texto que certamente só tem a somar.

Para quem não me conhece fui Networker entre recrutadores e profissionais durante 3 anos, utilizando grupos do Facebook e Linkedin cheguei a uma média de 25 mil seguidores em um projeto pessoal, com auxilio em mais de 1 mil contratações através das redes sociais na cidade de Uberlândia e região. Também atuei realizando o Marketing Digital de algumas empresas de RH em paralelo ao projeto e atualmente não desenvolvo mais este trabalho.

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