Como mapear os processos da sua empresa em 7 passos

O mapeamento dos processos coloca em evidência as deficiências da empresa, proporcionando oportunidades de melhorias por meio da eliminação dos desperdícios e consequente redução dos custos. Como resultado final a empresa se torna mais competitiva e lucrativa

O mapeamento dos processos é uma técnica de gestão aplicável às mais variadas empresas dos diversos segmentos (indústria, comércio e serviços). Consiste em descrever o passo a passo dos processos da empresa (fluxograma) identificando as vulnerabilidades e gargalos do processo.

Objetivo: Sensibilizar o empresário/gestor para a importância do mapeamento dos processos e identificação dos gargalos, implementando práticas para a melhoria contínua da produtividade e qualidade e o consequente aumento da competitividade e lucratividade da empresa.

  • O que é processo?

É a maneira como os insumos recebidos de um fornecedor são tratados e transformados em produtos finais/serviços que serão entregues aos clientes (cadeia cliente/fornecedor).

O processo geralmente é composto por três etapas:

  • Entrada (insumos, matéria prima, máquinas, pessoas)
  • Processamento: atividade de transformação e agregação de valor
  • Saída: Produtos/serviços



Por que mapear os processos?

Por meio do mapeamento dos processos é possível identificar os gargalos e os desperdícios ocorridos na empresa. A partir da visualização dos gargalos identifica-se a causa raiz do problema e implantam-se as respectivas ações corretivas para melhoria dos processos.

Após as ações implantadas e aprovadas oficializa-se a padronização das atividades. É necessário o envolvimento da equipe e respectivo treinamento.

  • Como mapear os processos?

Descrever o fluxograma de todo o processo contemplando o passo a passo de todas as atividades, desde a entrada dos insumos/matérias primas, processamento/transformação, entrega do produto/serviço e conclusão do processo.

Realizar esta atividade com o envolvimento da equipe.

  • Quais as Vantagens de mapear os processos?

O mapeamento dos processos coloca em evidência as deficiências da empresa, proporcionando oportunidades de melhorias por meio da eliminação dos desperdícios e consequente redução dos custos. Também impacta na melhoria da qualidade e do atendimento ao cliente proporcionando um ambiente mais seguro para os colaboradores por meio da padronização do trabalho/atividades. Como resultado final a empresa se torna mais competitiva e lucrativa.

7 passos para mapear os processos:

1- Nomear o líder e envolver a equipe. Identificar e descrever o fluxograma da empresa. Calcular os tempos de cada etapa.

2-Identificar e descrever o trecho Gargalo com suas ocorrências;

3-Antes de implantar a melhoria apurar os resultados por meio de indicadores - Exemplo: Produtividade; Qualidade; Pontualidade; Faturamento.

4-Implementar as soluções para os potenciais pontos de melhorias levantados: Definição das soluções; Definição de responsáveis e prazos;

5-Apurar os resultados após as melhorias;

6-Comparar os resultados apurados antes da melhoria X os resultados apurados após a melhoria. Verificar os ganhos obtidos;

7-Sempre que o novo processo for mais vantajoso que o anterior deve-se padronizá-lo e oficializá-lo por toda empresa. Reconhecer e recompensar os colaboradores envolvidos.

Autor: Jose Augusto Ferreira Couto

Consultor especialista em gestão de operações, estratégias empresariais, processos e inovação.

email: coutoja@yahoo.com.br

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