Como manter seus vendedores motivados

Dicas para manter o vendedor motivado e evitar o turnover elevado

Tenho visto em muitos de meus clientes que existe um turnover significativo em algumas lojas e em outras nem tanto, isso me motivou a pesquisar qual era a diferença entre as lojas que conseguiam manter suas equipes e as lojas que tinham dificuldades essa dificuldade, descobri alguns pontos interessantes que eu vou compartilhar agora de uma forma simples e objetiva.
Quais os pontos me chamaram minha atenção: comecei comparando as comissões, depois os salários fixos, em seguida as formas de remuneração e os benefícios e o resultado foram tiveram uma diferença mínima entre as empresas, algo quase insignificante, mas então porque alguns conseguem ter uma equipe de vendas por mais de 4 anos enquanto outros mudam suas equipes a todo ano?
Resposta:
Os líderes das empresas que mantinham seus vendedores por mais tempo tinham as seguintes características:
 Estavam próximos a equipe;
 Acompanhavam os resultados de perto;
 Davam gratificações extras(não necessariamente dinheiro);
 Tinham uma preocupação com o vendedor e sua família;
 Eram flexíveis na comunicação com o vendedor ouvindo sugestões;
 Se preocupavam em alimentar alguns sonhos, como: facilitar na construção da casa própria, facilitar adquirir bens como, carro, TV, outros.
 Tinham gerentes que entendiam sua comunicação e viviam o mesmo comportamento.
Essa análise trouxe a reflexão de que para conseguir manter uma equipe competitiva, equilibrada e bom baixa rotatividade se faz necessário acompanhar os resultados, vivenciar a equipe e principalmente alimentar as esperanças e sonhos, porque é desta motivação que o vendedor precisa e valoriza. Fazê-lo entender que vendendo muito ele ganha mais dinheiro, ganhando mais dinheiro conquista objetivos e que esses objetivos podem ser facilitados pelo empresário é tão importante que eu já escutei pessoalmente equipes dizendo que não faria nada além das suas “obrigações” porque quem ganha dinheiro mesmo é só o empresário, o dono do negócio, isso é um absurdo? Depende da forma que o vendedor está sendo motivado. Se o vendedor entender que ele consegue conquistar sonhos vendendo bem e ainda sendo acompanhado por uma pessoa que alimenta e facilita essas conquistas, o que pode motivá-lo a mudar de empresa?
Então seguem algumas dicas:
1- Acompanhe sua equipe com resultados específicos
2- Crie bônus(não necessariamente dinheiro) para motivar aqueles que batem meta.
3- Ouçam e se comunique atentamente com seus colaboradores.
4- Se preocupem em alimentar os sonhos e os objetivos da sua equipe
5- Capacite seus gerentes para falar a mesma linguagem que você utiliza.
Sucesso e prosperidade sempre

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Elias Lima

    Elias Lima

    Especialista em gestão comercial e planejamento estratégico. Master PNL, Master Coach, Planejamento estratégico na FGV, Pós em Gestão pela qualidade
    café com admMinimizar