Como manter a produtividade da equipe de suporte

Veja algumas dicas de como manter sua equipe motivada

Trabalhar com uma equipe motivada, proativa e que resolva os problemas dos clientes é o sonho de todo líder de equipe de suporte. A produtividade da equipe não depende somente da boa vontade do colaborador e sim de um conjunto de fatores como ambiente de trabalho, metas claras, meritocracia, treinamentos, infraestrutura, feedbacks, entre outros fatores que tornam a produtividade da equipe sempre alta.

O líder precisa conhecer sua equipe, identificar os gaps, ter uma ótima comunicação com seus liderados. Líderes negligentes não trazem resultados, líderes urgentes matam a produtividade.

Utilizar todo potencial da equipe, dar liberdade para tomar decisões, valorizar as idéias, são recursos que um bom líder pode utilizar para manter ou aumentar a produtividade da sua equipe. Vejamos 10 dicas básicas para aumentar a produtividade da sua equipe.

1- Lidere pelo exemplo

O líder deve ser o exemplo daquilo que espera de seus funcionários. Pontualidade, aparência, educação, disposição para trabalhar horas extras. Os funcionários precisam ver que o líder é o primeiro a “dar as caras” para o trabalho, principalmente em ambientes sobre pressão.

2- Motive com um “CAFÉ” e não com um “PORRETE”

Intimidação não traz produtividade natural, pode até “fazer acontecer na hora”, porém não a longo prazo. Tenha tato na hora de conversar, suavize a crítica com foco no desempenho e nunca na pessoa.

3- Ambiente de trabalho amigável

Equipes trabalham melhor em ambientes mais humanizados, onde a comunicação é aberta. Tenha uma política de portas abertas. Evite fofocas, valorize a organização

4- Atribua responsabilidades

Tenha as responsabilidades claramente definidas. Deixe os funcionários assumirem riscos, por mais que não sai perfeitamente, você nunca aumentará a produtividade de seus funcionários se não estiver disposto a assumir riscos. Dê liberdade suficiente para que seus funcionários desenvolvam todo o potencial.

5- Retire as “frutas podres”

Basta poucas palavras para interferir na produtividade e no clima do trabalho. Funcionários cujo hábito e ato são maus exemplos, devem ser orientados a melhorar ou procurar coisa melhor.

6- Promova os de dentro

Promover as pessoas de dentro da empresa, sem buscar de fora é um ótimo motivador, além de facilitar os procedimentos de contratação. Se há talentos em casa, porque buscar fora?

7- Remova o desperdício de tempo

Acompanhe as tarefas dos funcionários, veja qual eles gastam mais tempo, qual o tempo de ociosidade, reveja as horas extras, remova a “enrolação” durante o trabalho.

8- Recompensa

Recompensar o esforço e dedicação é uma ótima forma de manter a produtividade. Dia de folga, elogios, premiações, são recursos que ajudam a ter uma equipe sempre motivada.

9- Mostre interesse nas pessoas

Conheça seus funcionários, pois só assim saberá interagir com eles. Mostre preocupação em dias de “crise pessoal”, ofereça ajuda, se possível dê uma folga. Nada melhor que conhecer a equipe, o humor de cada um, saber quando está triste ou alegre. Seja amigo e não chefe, pois amizade conquista.

10- Admita seus erros

Errar é humano. O líder deve assumir os erros, pois isso motivará seus funcionários a fazer o mesmo. Nunca coloque a culpa de seus erros de liderança em seus subordinados. Assuma seus erros e seus liderados assumirão os deles.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento