Como manter a criatividade e a inovação em sua empresa?

A criatividade e a inovação devem ser componentes essenciais na estratégia organizacional e no foco do aumento da produtividade, tornando-se pré-requisitos fundamentais para a sobrevivência no mercado.

Estimular o trabalho coletivamente e tolerar erros fazem parte do processo. Quando se trabalha em equipe, muitas sugestões são complementares, bem como o espírito motivador que tem a capacidade de envolver e influenciar os colaboradores. Por outro lado, muitos podem se sentir acuados quando são repreendidos por uma ideia sem sucesso. Erros são recorrentes e essenciais para que a pessoa possa se desenvolver positivamente a partir de seus pontos negativos. O gestor deve entender um erro como uma oportunidade e não como uma perda de tempo.

Veja algumas dicas para fazer com que a inovação e a criatividade façam parte da cultura de sua empresa:

Saiba escutar

Mesmo em uma rotina com diversos compromissos, o gestor precisa dar espaço para a colaboração externa. A inovação não acontece individualmente. Por isso, a empresa deve criar mecanismos para dar voz.

Não confunda inovação com novidade

Inovação é diferente de novidade. Implantar novos processos em uma empresa não significa que seja uma ideia inovadora, uma vez que a inovação é fruto de processos bem definidos. Para não confundi-las, é preciso saber que a inovação baseia-se no princípio de que existe um objetivo a ser alcançado.

Tenha métricas

Além de seguir todas essas dicas, é necessário avaliar como elas afetam diretamente o seu negócio. É preciso medir o que a sua empresa consegue, devido à inovação e à criatividade, calculando a porcentagem de vendas provenientes de produtos recentemente lançados.


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.