Como líderes conquistam sua confiança
Como líderes conquistam sua confiança

Como líderes conquistam sua confiança

Um líder pode passar 30 anos conquistando sua confiança, mas vê-la desaparecer em 30 minutos, se ele não for cuidadoso. E quando eles a perdem, quase nunca ela é restaurada

Eu recentemente conversei com meu amigo Bill George, professor de Prática de Gerenciamento na Harvard Business School, sobre o que significa liderar com ética. Sua resposta me pareceu extremamente notável devido ao atual estado do mercado, então decidi parafrasear abaixo.

Confiança pode ser fugaz - especiamente a que depositamos em líderes. Um líder pode passar 30 anos conquistando sua confiança, mas vê-la desaparecer em 30 minutos, se ele não for cuidadoso. E quando eles a perdem, quase nunca ela é restaurada.

Agora pense na epidemia de desconfiança de líderes que colocam seus próprios interesses acima da equipe. Você chegará a ouvir alguns economistas discutirem que isso faz sentido, já que somos motivados por dinheiro e é assim que o mercado funciona.

Bem, eu discordo. Ganância não é o que move os negócios. Ganância é algo vergonhoso, na verdade. Mas, infelizmente, muitos líderes conseguem se safar. Então, todas as pessoas que dependem deles - clientes, acionistas, comunidades - são traídas. Muitas vezes, uma empresa inteira é destruída.

Para mim, se você é privilegiado o suficiente para estar na posição de liderança, é importante que mantenha a confiança das pessoas por quem você é responsável. E se você a quebra, então você falhou. E é nisso que está a graça. Todos nós falhamos. Mas podemos nos recuperar. Líderes podem se levantar de novo, mas precisam provar que são capazes. Eu gosto de pensar que as virtudes que conduzem sua vida quando tudo está indo bem não importam.

O teste real é como você se comporta quando as coisas vão mal. E se você é um líder, seu time quer ver como age sob grande pressão. Permanecer fiel aos seus valores fará com que as pessoas confiem em você, te fazendo ser reconhecido como alguém autêntico.

Na verdade, existe uma relação entre ser um líder autêntico e receber grandes resultados. Vamos tomar como exemplo Anne Mulcahy, ex-CEO e membro do conselho da Xerox, como exemplo. Quando precisou encarar a falência, ela reconfigurou toda a companhia e tomou medidas ousadas. Decidiu não cortar o setor de pesquisa e desenvolvimento, não cortar o serviço ao cliente, mas investir em longo prazo. Eles precisaram cortar alguns poucos funcionários, mas no fim, eles acabaram voltando. Assim, eles não só evitaram a falência como conseguiram aumentar os lucros. E Mulcahy não tinha experiência financeira - ela escalou cada ranking, começando como uma vendedora recém saída da universidade. Autêntica com suas virtudes e leal à empresa, ela tomou decisões arriscadas e acabou entrando na lista dos Melhores Líderes dos EUA, da US News e World Report, no ano de 2008.

Como conquistar liderança

Então como fazer isso? Algumas qualidades são necessárias:

- Você deve estar disposto a ganhar experiência no trabalho que seu time está realizando. Isso não significa dar discursos inspiradores ou lançar vídeos promocionais bem trabalhados. Significa passar tempo com o grupo ajudando diretamente no trabalho.

- Honrar todos, ouvindo-os e respondendo de acordo. Quando eu estava no Medtronic, eu me vesti de acordo e assisti entre 700 a 1000 procedimentos. Eu colocava as roupas de cirurgia, encontrava com os doutores e assistia todo tipo de cirurgia. E foi assim que eu aprendi a ser um melhor líder.

Quando eu estava na equipe da Target Corporation, o antigo CEO, Bob Ulrich, explicou como ele andava por 14 andares por semana. Ele não avisava que estava chegando. Ele apenas colocava uma roupa, andava por aí, e assistia tudo. Ou então Dan Vasella, da Novartis. Ele ia aos laboratórios o tempo todo perguntar aos pesquisadores "No que estamos trabalhando? Quais as dificuldades?"

Ao invés de ser a entidade invisível que gastar todo o tempo de terno e gravata em eventos longe da empresa, seja o líder que se joga nas funções do dia a dia real da empresa. E é esse o tipo de líder que conquista confiança.

E para manter essa confiança, você precisa se preocupar com sua equipe, querer estar lá com ela e amar o que está sendo feito. Você realmente precisa amar! Eu não consigo expressar isso o suficiente. Se você não ama, não faça.

A conversa inteira com Bill George pode ser conferida no meu curso "Leadership: A Master Class, o Curso Internacional Definitivo sobre Liderança", que está disponível em português com exclusividade no Administradores Premium.

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