Como lidar com os vários tipos de personalidades no ambiente de trabalho

Saber que existem diversos perfis de pessoas no ambiente de trabalho é essencial para ter um ambiente bom para desenvolver seu trabalho.

Nossas relações, atitudes e comportamentos são influenciados a todo o momento pelas atitudes e comportamentos dos outros que estão a nossa volta. Saber que há pessoas diferentes, com histórias diferentes, perfis diferentes, objetivos diferentes é fundamental para ter um ambiente de trabalho tranquilo e harmonioso.

Somos feitos de nosso passado e seremos feitos de nosso futuro, mas saber o que se faz hoje é o mais importante para que se tenha um ótimo amanhã. Quantas vezes você já chegou ao escritório e deu aquele bom dia positivo para as pessoas e uma delas não respondeu ou deu aquele bom dia meio murcho? Isso é normal, muitas vezes você não tem culpa. Porém isso a longo prazo pode deteriorar um ambiente legal e descontraído. Precisamos entender que as pessoas têm uma vida fora do trabalho e que elas são somente uma, é impossível separar vida pessoal e profissional. Portanto, tenha em mente uma coisa: precisamos entender o lado do outro. Não devemos julgar e ainda por cima devemos ajudar.

1) Empatia

Empatia é a arte de se colocar no lugar do outro. É ver as coisas pelo ponto de vista terceiro. Se seu colega está tornando o ambiente ruim com grosserias e péssimas maneiras de relacionamento, tente entendê-lo. Muitas pessoas quando estão assim, esperam que as outras também o tratem da mesma forma. Chame-o para conversar. Tente entender o que está acontecendo. Isso mostrará que você se preocupa com a pessoa e além disso mostra que o comportamento dele não está de acordo com o que você pensa para um ambiente legal.

2) Elimine o julgamento

Uma das regras de Coaching é elimiar o julgamento. Não devemos julgar ninguém. Cada pessoa tem sua visão de mundo. Utilizando a empatia e o não julgamento você fortalecerá o relacionamento com essa pessoa e ainda por cima não se mostrará superior.

3) Imunidade

Não deixe que a parte ruim do outro contamine você. Todos têm péssimos dias, mas se você está super feliz, querendo um dia ótimo para trabalhar e seu colega está de péssimo humor, simplesmente não deixe que isso tome conta de você. Faça o contrário, contamine-o com seu bom humor. Você deve ser confiante o bastante para seguir as suas crenças e não as do outro.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Douglas Santos

    Douglas Santos

    Coach de Carreira e Produtividade. Consultor de Gestão e Analista Comportamental. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu.

    café com admMinimizar