Como lidar com a falta de profissionais de TI no mercado
Como lidar com a falta de profissionais de TI no mercado

Como lidar com a falta de profissionais de TI no mercado

Profissionais que têm as habilidades certas estão em uma posição de destaque para encontrar a melhor oferta de trabalho

A falta de pessoas com habilidades em TI e a carência de talentos permanecem sendo um desafio contínuo, ao passo que a tecnologia se torna a estrutura de quase todos os setores.


Essa mudança sugere que existe uma demanda maior por especialistas na área de tecnologia com conjuntos de habilidades específicos e as instituições estão contratando pessoas qualificadas em um passo mais acelerado do que as faculdades podem formar em seus cursos.

As empresas estão procurando profissionais na indústria de TI, e estão querendo preencher as vagas em aberto. Porém, o maior desafio é que permanece a ter poucos profissionais de TI qualificados, por isso, prevê-se uma maior pressão no aumento de salários, no intuito de atrair esses profissionais.

Como consequência, o ordenado dos profissionais de TI permanecerá a aumentar, enquanto as instituições serão obrigadas a aumentar o gasto com TI. Aliado a esse aumento na procura por profissionais de TI também levará as empresas a contratar profissionais temporários ou contratados.

Um mercado de candidatos a empregos de qualidade


A vantagem da carência de pessoas com habilidades em TI é que aqueles profissionais que têm as habilidades certas estão em uma posição de destaque para encontrar a melhor oferta de trabalho. Basicamente, é um negócio de candidatos a emprego na área de tecnologia e as instituições estão se movimentando para conquistar essas pessoas com ofertas e vantagens competitivas.

Ainda que se tenha uma falta de candidatos com qualificação e habilidades que variam de big data a cloud computing, essas não são primeiramente as capacidades que os gerentes de contratação mais buscam. Em um estudo foi descoberto que a maior lacuna não era em nenhuma área ou indústria específica de tecnologia, mas, que os gerentes estavam procurando as habilidades sociais corretas, como pessoas com habilidades para solucionar problemas e habilidades de comunicação.

Para alguns empreendimentos, os resultados da falta de profissionais de TI podem ser sérios. A falta de profissional especializado pode atrapalhar os esforços para aumentar a produtividade, a rotatividade e a lucratividade, impedindo que a empresa chegue todo o seu potencial, por outro lado, quem gosta da área desde a adolescência procura aprender a programar e até mesmo no seu TCC , na faculdade, procuram por temas para TCC nessa área.

Mesmo com o suporte dos recursos humanos, em um setor que cresceu muito e por isso faltam talentos, esses números mostram que algumas organizações nem sempre empregam as estratégias mais adequada para trazer profissionais para seus negócios e com isso crescer. Essas estratégias estabelecidas, proporcionando pacotes salariais mais altos, podem não aproximar os melhores profissionais em TI. As instituições dizem que a falta de talentos começou a trazer dificuldades cada vez mais crescente na hora de cumprir os prazos e as expectativas dos clientes.

O futuro parece brilhante para os trabalhadores de TI

Encontrar os candidatos qualificados a vaga é uma coisa, outra coisa é encontrar o melhor lugar para os candidatos qualificados. Para os profissionais de TI, as indicações de amigos e o boca-a-boca são uma forma popular de conseguir o emprego certo.

A tecnologia incentiva quase todos os setores econômicos e, como consequência, as empresas estão começando a ver a TI de uma forma diferente. A TI não é mais somente aquela área da empresa que lida com redes, hardware e software. Tornou-se uma pedra fundamental da inovação, ao passo que mais trabalhadores acreditam na tecnologia do dia a dia e com isso muitas empresas contratam headhunter para ir à caça desses profissionais.

Hoje as empresas enxergam a tecnologia como um investimento, pois sabem que podem obter um retorno sobre o investimento muito lucrativo e que durante muitos anos não vão precisar investir novamente, no máximo em atualizações. E parte desse investimento pode ser entendido como aumento na contratação nas empresas que contam que não tem a intenção de diminuir suas equipes de TI.

Estudos mostram que as empresas estão se curvando para a tecnologia para aperfeiçoar as práticas de negócios, tornar os setores mais eficientes. Os empresários estão vendo a tecnologia como uma forma de economizar os gastos a longo prazo, melhorando a produtividade e a eficiência geral.

Basicamente, as instituições ambicionam poder fazer mais com menos. No geral, é uma ótima notícia para os trabalhadores de TI e até mesmo para os temporários ou contratados, ao passo que as empresas começam uma mudança no sentido de investir nas carreiras desses profissionais.

Em síntese, as demandas por profissionais de TI constituem maiores salários e remunerações, maiores investimentos por parte das empresas para pagar um salário melhor para esses profissionais e motivos para contratar profissionais temporários ou contratados para preencher essas vagas de TI.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    alexandresouza.fisio

    alexandresouza.fisio

    Sou formado em fisioterapia, amante da tecnologia e prazer por ensinar.

    café com admMinimizar