Como inovar usando o Coaching?

O primeiro para inovar é se questionar, porém a maioria das pessoas ainda não possui o hábito de questionar o meio em que estão inseridas, o que poderia proporcionar grandes ideias para melhorar a vida das pessoas e da sociedade. Agora, como criar pessoas mais questionadoras?

Toda grande descoberta surge através de um questionamento. Durante toda a história as maiores invenções surgiram de pessoas com o pensamento voltado para dúvida, ou seja, questionavam o estado atual e o estado futuro, provocando insights que deram início as tecnologias que conhecemos hoje. Praticamente todos os inventores já foram tachados de loucos, porque não é da essência humana se questionar e ser questionado, por isso a história foi baseada em grandes nomes que vão ser lembrados ainda por diversas gerações. O que seria ideal é se todas as pessoas pudessem de alguma forma inovar, desenvolver algo novo e que seja de grande utilidade para todas as pessoas. Não me refiro necessariamente a um produto especifico, mas as inovações que podem ajudar no dia a dia, como no trabalho, na universidade, em casa, praticando esportes, enfim, existem muitas formas de fazer diferente e tornar a vida das pessoas mais simples.

Para quem ainda não está familiarizado, o Coaching é uma metodologia baseada praticamente em perguntas estratégicas para estimular os clientes a acessar o lado do seu cérebro que é voltado para inovação e criatividade. Ao ser questionado sobre o que você pode fazer de diferente no seu dia a dia, pode ser para algumas pessoas algo incrivelmente simples de responder e para outras algo totalmente complexo. Em empresas atuais independentemente do tamanho, percebesse que a maioria das promoções não são dadas para as pessoas que possuem grande conhecimento técnico, mas sim aquelas que são capazes de ir além do óbvio e criar produtos, serviços, processos, sistemas e entre outros aspectos organizacionais, que fazem com que a empresa chegue a um novo patamar.

É exatamente esse tipo de funcionário que está em falta hoje no mercado. Se tornou até um clichê as pessoas reclamarem que falta oportunidades, porque nós sabemos que isso não é verdade. Todos os dias, em quase todos os momentos, surgem ao nosso redor inúmeras oportunidades de inovar e fazer algo diferente, porém não estamos ainda com os sentidos apurados para detectá-las e, além disso, se conseguimos detectá-las muito de nós não temos a audácia de ser pró ativo e fazer algo a respeito. Dessa forma há disponíveis muitas vagas de excelentes trabalhos abertas, esperando surgir um candidato que as empresas tanto almejam, aquele que tem o conhecimento técnico, que consegue identificar as oportunidades de inovação e, acima de tudo, tem a pró-atividade de fazer alguma coisa.

Para ser um criador de ideias é necessário ter o perfil e a habilidade para isso, coisa que todos possuímos dentro de nós e que precisa ser trabalhado, estimulando assim uma visão mais sistêmica do nosso meio, podendo finalmente ter ideias que vão nos ajudar não somente no trabalho, mas em todas as áreas das nossas vidas.

Se questionar não é fácil. Quando encontramos dificuldades ou limitações no nosso interior é difícil ter lhe dar com aquilo sozinho. É como ser um psicólogo e tentar tratar a própria psique, não é uma missão fácil, por isso geralmente psicólogos frequentam outros psicólogos. O meu ponto é, se você deseja se tornar uma pessoa mais inovadora, possui o interesse em conhecer seus pontos fortes e limitação e, também está disposto a enfrentar possíveis barreiras ao longo do caminho, é de um Coach que você precisa nesse momento. Alguém que vai te ajudar a encontrar as respostas que parecem improváveis e que sempre estiveram dentro de você.

A partir do processo de Coaching é possível criar uma sociedade mais questionadora, mais inovadora e um lugar melhor para todos. Você pode sim mudar o mundo, mas primeiro mude a sua percepção do mundo e do meio em que está inserido. Comece a aplicar a metodologia Coaching na sua vida, depois experimente testar em outros ambientes. É hora de começar a inovar, tudo depende de dar o primeiro passo: questione-se.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento