Como iniciar um negócio online

Essa é com certeza uma pergunta que muitos empreendedores se fazem. Como iniciar um negócio online? E a primeira resposta que temos para lhe dar é: pesquise muito

Essa é com certeza uma pergunta que muitos empreendedores se fazem. Como iniciar um negócio online?

E a primeira resposta que temos para lhe dar é: pesquise!

Primeiro passo – Pesquise o mercado.

Antes de definir, idealizar, sonhar, fazer um plano de negócios, ou seja, antes de tomar qualquer atitude prática com relação ao início do seu negócio online PESQUISE.

Se você já tem uma área que deseja trabalhar pesquise quem são seus concorrentes, o que eles estão fazendo que está dando certo, o que eles já fizeram e não tiveram sucesso, enfim, pesquise o máximo que puder, sem preguiça ou sem pensar que é perca de tempo.

A pesquisa e o estudo do mercado que pretende atuar serão as suas maiores fontes de aprendizado.

Com elas você estará reduzindo as chances de errar e de apostar no escuro e talvez através delas novas ideias mais promissoras de negócios online surjam.

Segundo passo – Faça um Plano de Negócios.

Se você acha que não tem capacidade de fazer sozinho, busque ajuda profissional, mas em hipótese alguma se aventure em um negócio novo – mesmo que ele seja online, e que o investimento financeiro seja baixo – sem um plano de negócios.

O plano de negócios serve para organizar suas ideias, definir todos os pontos de implantação do projeto, reduz os riscos, otimiza o processo.

O plano de negócios mostra o caminho certo a seguir e muitas vezes te faz perceber que seus planos iniciais não dariam o resultado esperado, fazendo com que você mude o curso mesmo antes de iniciar a caminhada.

Resumindo, um plano de negócios bem elaborado, irá lhe ajudar a perceber a viabilidade de iniciar ou não o seu negócio online.

Terceiro passo – Se qualifique e se profissionalize!

Aquela velha ideia de que você não precisa saber nada sobre o mundo virtual para ter um negócio de sucesso já caiu a muito tempo.

Não pense em começar um negócio online apenas com a ajuda do primo que sabe “mexer com computador”.

Você precisa se profissionalizar e adquirir conhecimento sobre esse mundo para só então se aventurar nele.

Se inscreva em cursos, se especialize, estude, conheça o mundo em que está pretendendo trabalhar. Faça um curso sobre marketing digital como base para o seu trabalho.

Esteja sempre se atualizando em assuntos como divulgar sua empresa na internet, como gerenciar essa empresa, como alcançar o sucesso com ela, enfim, se atualizando sobre tudo o que envolve o seu negócio online.

E mesmo que você pretenda terceirizar os serviços, ainda assim, é essencial conhecer o campo em que está atuando, só dessa forma você terá como cobrar resultados também.

Negócio online é coisa séria – se profissionalize!

Quarto passo – Saiba investir seu dinheiro!

Só com o passo anterior cumprido, ou seja, você tendo se profissionalizado sobre negócios online, é que você terá mais segurança para entender como deve definir seu orçamento.

Ou seja, quando você conhece o mercado em que está pretendendo entrar saberá o quanto deve investir em cada item.

Por exemplo, quanto do seu investimento deve ser destinado para a divulgação (estratégias de marketing), quanto deve ser investido na plataforma, etc.

Quinto passo – Tenha um diferencial!

E isso serve para qualquer profissional, em qualquer área de atuação, seja no mundo virtual ou em um negócio físico – é essencial ter um diferencial no seu negócio!

Proponha algo novo, apresente uma ideia nova, seja diferente, se destaque em algum aspecto que só você faz ou só você proporciona ao seu cliente. Se mostre como único no que faz e gere no cliente a ideia de que o seu produto ou serviço é especial!

Ter um diferencial é o que faz com o que cliente escolha você e não o seu concorrente.

Sexto passo – Estabeleça parcerias de trabalho profissionais.

Saiba escolher seus parceiros de trabalho. Antes de contratar qualquer empresa para desenvolver um trabalho para você pesquise sobre a mesma, peça indicações, se assegure da credibilidade do trabalho da empresa.

Você precisará de pessoas comprometidas com o trabalho assim como você, que cumpram prazos e gerem resultados.

Sétimo passo – Tenha prazer naquilo que faz!

Pode parecer utópico, mas não é.

É preciso gostar do que se faz, é preciso ter encanto, satisfação, só assim, se consegue superar as dificuldades e os desafios do dia a dia e continuar buscando fazer sempre o melhor! Esse é o segredo do sucesso!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento