Como impressionar seu gestor e conquistar o salário que você deseja

Há alguns meses, você ensaia várias maneiras para procurar seu gestor e pedir aumento. Até que um dia, você toma coragem, vai até ele e finalmente diz: “Chefe, preciso de um aumento” e prontamente atende seu pedido. Você fica feliz ou triste?

Receber um aumento sem um feedback e com certa facilidade pode significar uma desvalorização profissional.

No mundo moderno e capitalista, a maioria dos profissionais tem seu valor pré-determinado por diversos fatores como: pesquisa salarial, equiparação com outros profissionais que exercem a mesma função, entre outros. Contudo, essa avaliação está, na maioria das vezes, associada com o quanto custará ao caixa da organização.

“Lamentavelmente, por responsabilidade dos próprios profissionais, está havendo um nivelamento por baixo, fazendo valer a máxima do dito popular ´se não tem tu, vai tu mesmo´. Com raras exceções, é possível encontrar profissionais, verdadeiramente qualificados e com competências desenvolvidas. Há uma grande carência de profissionais que se determinam a fazer a diferença nas empresas para então, serem remunerados de forma justa e satisfatória para ambos”.

A recomendação do consultor para quem deseja conquistar um aumento salarial é adotar algumas medidas estratégicas em relação à carreira. “É o caminho mais seguro para ter uma remuneração confortável e ser reconhecido profissionalmente”.

A seguir, confira as dicas do consultor para atingir esse objetivo:

01. Demonstre interesse em contribuir com os objetivos da empresa. Não pense apenas em suas metas pessoais, mas no desenvolvimento de toda corporação.

02. Apresente ideias e sugestões para os eventuais problemas. Líderes apreciam colaboradores que, em vez de só reclamar, sugerem soluções.

03. Mantenha frequência e inteligência no diálogo com seus pares e gestores.

04. Procure se atualizar profissional e socialmente. Invista em bons cursos, aprenda novas habilidades e cultive uma boa rede de relacionamentos.

05. Tenha ética e postura profissional que gere confiabilidade. Trate a todos como gostaria de ser tratado. Não participe de fofocas ou estimule conflitos.

06. Solicite do seu gestor, avaliações e orientações sobre seu desempenho. Descubra se ele está satisfeito com o seu desempenho e em quais pontos você deva melhorar.

07. Mostre-se capaz de assumir maiores responsabilidades. Sem arrogância, demonstre que está pronto para realizar tarefas mais importantes.

08. Jamais faça comparações com outros colegas da empresa ou do mercado. Mantenha o foco no seu desempenho e nas suas competências.

09. Nunca blefe dizendo que recebeu uma proposta melhor do concorrente. Você pode descobrir que não é assim tão insubstituível.

10. Não peça aumento, negocie responsabilidades com remuneração justa. Mostre-se preparado para novos desafios e argumente o quanto isso vale para a empresa.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento