Como guardar dinheiro independentemente de sua renda

É possível. Basta querer

Quase sempre que converso com alguém e o assunto é dinheiro, ou guardar dinheiro, a pessoa diz que não consegue guardar dinheiro porque ganha pouco ou arruma outra justificativa.

Há um ano eu perdi 70% de minha renda, como expliquei em um artigo aqui no administradores, deixando de exercer um cargo gerencial. Mesmo assim, continuei poupando parte do que eu ganho, graças a redução do meu padrão de vida, ou seja, meu padrão de vida sendo inferior às minhas receitas me permite poupar mesmo reduzindo as minhas fontes de recursos.

Pessoas que vivem utilizando a totalidade das receitas ficam normalmente reféns de bancos, uma vez que em qualquer eventualidade que dependa de recursos financeiros, a pessoa se vê sem esses recursos.

Eu sempre recomendo aos meus amigos e seguidores a fazerem o dízimo pessoal, que é guardar 10% (pelo menos) de todas as suas receitas, utilizando esse valor para aproveitar oportunidades de investimentos futuros.

A melhor forma (e talvez a única) de se fazer isso é guardando o dízimo pessoal antes de pagar as outras coisas. Isso não significa deixar de pagar contas do dia a dia. Significa considerar como renda apenas 90% (ou menos) do total da renda.

Por exemplo: se a sua renda é de R$ 2 mil, é preciso considerar que a renda é R$ 1,8 mil e viver com isso, guardando o restante.

Nos casos em que a pessoa está passando por dificuldades financeiras, é óbvio que primeiro é preciso traçar um plano para a pessoa sair dessa situação, para depois começar a aplicar o que eu apresento aqui.

É bom lembrar que o dízimo pessoal não deve ser considerado como reserva para objetivos específicos. É uma reserva que pode ser usada para aproveitar oportunidades de investimentos.

Para objetivos específicos, seja fazer uma viagem, comprar um carro, ou qualquer outro, é preciso fazer mais retiradas da renda, além do dízimo pessoal, para que seja possível atingir aquilo que se deseja.

No vídeo que fiz pro meu canal eu explico detalhadamente todos esses exemplos:

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento