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Como fazer apresentações

Uma pergunta: Você já esteve em um evento com algum colega que começa a tagarelar com alguém, enquanto você ficar ali sem jeito, segurando sua bebida?

Pois é, eu odeio quando isso acontece. Me sinto no limbo social. Geralmente eu tomo iniciativa e me apresento, o que não é ruim, mas é muito mais confortável ser apresentado.

Introduzir alguém na conversa, faz a pessoa se sentir como parte do grupo, isso mostra respeito. Negligenciar a apresentação, deixa o sujeito se sentindo ignorado.

Por tanto, fazer apresentações é muito importante em ambientes de negócios, estabelece uma relação de respeito, e te dá uma aura de estar confiante, preparado, e no controle.
Com a nossa cultura mais casual, a arte da apresentação desapareceu, mas estou aqui para ajudar a trazê-lo de volta.

Fazer apresentações costumava ser um assunto muito mais formal, com reverência, e um monte de regras, mas hoje em dia é apenas um ato de respeito. Portanto, não há necessidade de aderir a regras rígidas. Requer apena uma diretriz básica:

O princípio fundamental ao fazer apresentações é a deferência. Você mostra respeito cavalheiresco para mulheres com a apresentação do homem para a mulher. Você mostra respeito pelos mais velhos, apresentando o mais novo para o mais velho. E em um ambiente de negócios, você mostra respeito aos seus superiores, apresentando a pessoa de categoria inferior à pessoa de posição mais elevada.

Abaixo alguns exemplos de fácil entendimento para que você possa ver como isso funciona.

Apresentação em ambiente de negócios: .

Situação: Apresentando as empresas de diferentes cargos.

  • Como fazê-lo: Apresente a pessoa de categoria inferior à pessoa de categoria superior, independentemente da idade ou sexo.
  • Exemplo: "Sr. Marcos, eu gostaria de apresentar o Sr. Rafael da contabilidade."


Situação: Apresentando um parceiro de negócios de qualquer posto para um cliente

  • Como fazê-lo: Apresentar o parceiro de negócios para o cliente, independentemente da classificação, idade ou gênero.

  • Exemplo: "Sr. Cliente, por favor, esse é o nosso Vice-Presidente de Marketing, Andre Souza".


Situação: Apresentando dois colegas de trabalho de igual valor

  • Como fazê-lo: Apresente a pessoa que você não conhece bem a pessoa que você conhece melhor.
  • Exemplo: Digamos que o seu gerente, Marcos está cobrindo o gerente do escritório de Porto Alegre, Pedro Carvalho. "Marcos, eu gostaria que você conhecesse o gerente do Escritório de Porto Alegre, Pedro Carvalho."

Apresentações sociais

Situação: Apresentando um homem e uma mulher

  • Como fazê-lo: Apresentar o homem para a mulher
  • Exemplo: ". Amanda, este é Nelson, meu amigo também"
    (Nota: Em ambientes sociais, o homem é sempre apresentado a uma mulher, independentemente da idade dos indivíduos.)

Situação: Apresentando uma pessoa mais jovem e uma pessoa mais velha (do mesmo sexo)

  • Como fazê-lo: Apresentar a pessoa mais jovem a pessoa mais velha.
  • Exemplo: "Sr. Joaquim, eu gostaria que você conhecesse o meu amigo Roberto. Ele foi meu colega na faculdade. "

Situação: Apresentando uma pessoa e um parente

  • Como fazê-lo: Apresente a pessoa para o parente.
  • Exemplo: "Pai, eu gostaria de apresentar a minha namorada Patrícia."

Situação: Apresentando uma ou mais pessoas a um grupo de pessoas

  • Como fazê-lo: Apresente o grupo para o indivíduo (s).

  • Exemplo: "Sarah e André, eu gostaria de apresentar Maicon, Bruno, Jeferson, e Adriano."
    Notas sobre a introdução do grupo:

    Diga os nomes de todos no grupo lentamente para que seu convidado possa ter uma chance maior de se lembrar delas.
    Lembre-se que as primeiras impressões são sempre o momento que marca, por isso, quando ser apresentado a alguém, olhe nos olhos deles, e diga algo como:

  • "Eu realmente estava ansioso para conhecê-lo."
    "Eu ouvi grandes coisas sobre você."
    "É um prazer conhecê-lo."
    "É ótimo finalmente conhecê-lo."


    Então, imediatamente inicie uma conversa. "Roberto me disse que você estava treinando para uma maratona na próxima semana. Como está indo? "

Outras dicas:

Confie no bom senso ao escolher se quer ou não usar o título de uma pessoa ao fazer uma apresentação. Em situações formais e quando a pessoa não lhe deu intimidade para apenas usar seu primeiro nome, use títulos como o Sr., Sra., Dr., etc. Uma boa regra é simplesmente se referir à pessoa como você normalmente se referem a eles. Se você está apresentando seu chefe e você costuma chama-lo de "Sr. Pedro" no escritório, não vá chamá-lo de Pépe.

Sempre de pé para apresentações.


Certifique-se de que você sabe como se pronuncia o nome das pessoas corretamente ao fazer apresentações.
Diga algo interessante sobre a pessoa que você está introduzindo de forma que a pessoa que ele ou ela está sendo apresentada terá uma facilidade de se enturmar.

Assim:


"Jaqueline, eu gostaria de apresentá-la ao meu amigo Hugo. O Hugo é voluntário numa instituição que recolhe animais abandonados.”

Jaqueline: Isso é incrível! Conheço uma pessoa que tem interesse em adotar, como funciona, Hugo?
Pronto, missão cumprida.

O que você faz quando você está apresentando seu convidado para outra pessoa e percebe que você não se lembra o nome?

Diga à pessoa: "Você já conhece o meu amigo Lucas?"

A pessoa, então, "Não, eu não conheço. Prazer, Sofia."

Pronto, sem gafes.

Fácil, né?

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