Como estão seus perfis profissionais na rede?
Como estão seus perfis profissionais na rede?

Como estão seus perfis profissionais na rede?

Você sabe exatamente em quantas plataformas já cadastrou seu currículo e se ele está atualizado em todas elas?

Quando eu comecei a trabalhar, para procurar emprego era preciso ter cópias em papel do meu currículo e entregá-las pessoalmente nas empresas. Hoje é tudo muito mais fácil. Todo mundo pode ter seu perfil profissional exposto em diversas plataformas, acessíveis a organizações de qualquer parte do mundo. Com isso, as possibilidades de encontrar boas oportunidades profissionais e de ser encontrado por empresas que precisam de alguém com o seu conhecimento, experiência e potencial crescem muito.

Mas agora me diga uma coisa: você sabe exatamente em quantas plataformas já cadastrou seu currículo e se ele está atualizado em todas elas? Não é incomum as pessoas esquecerem de atualizar sua experiência, formação e contatos em todos os seus “currículos”. Sim, porque esses cadastros e perfis em redes sociais são como os antigos currículos em papel. A diferença é que não os imprimimos. E vale a pena zelar até pelas informações que se coloca em redes sociais não profissionais, como o Facebook. Hoje, muitas vagas circulam por lá também e é possível fazer contatos de trabalho por essa rede.

Além disso, a linha que separa o “indivíduo-profissional” do “pessoal” está cada vez mais tênue. Você tem liberdade para postar o que quiser. Basta lembrar que o mundo digital não tem janela e que todos – chefes, clientes, fornecedores, parentes – estão de olho em você. Por isso, além de cuidado com o conteúdo que posta, é importante que as informações de todos os seus perfis tenham coerência entre si.

Uma dica que eu costumo dar é a de usar a possibilidade de postar conteúdo à favor da carreira, compartilhando informações que tenham relação com a sua atuação profissional. Essa pode ser uma forma de aquecer seu networking e chamar atenção positivamente para o seu perfil. É interessante ainda acompanhar o que seus contatos postam e procurar desenvolver um relacionamento colaborativo – em vez de só acionar as pessoas que conhece para pedir algo.

Outra dica, que vale para qualquer currículo, é caprichar na redação, com um texto claro, objetivo, com digitação e português impecáveis.

E então? Pronto para revisar todos os seus perfis? Você pode recorrer a uma planilha ou a anotações em papel mesmo para manter constantemente esse controle. Vai tomar um pouco de tempo na primeira vez, mas pode fazer a diferença para você agarrar uma boa oportunidade de trabalho e dar uma guinada na sua carreira. Boa sorte!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento