Como estabelecer metas

Conseguiu atingir as metas que definiu até hoje em sua vida? Se sim, parabéns. Você faz parte de um seleto grupo. Se não atingiu as metas que se propôs, fique tranquilo, pois na aula de hoje você vai descobrir como estabelecer metas e cumpri-las

Pense na seguinte pergunta: Conseguiu atingir as metas que definiu até hoje em sua vida? Se sim, parabéns. Você faz parte de um seleto grupo. Se não atingiu as metas que se propôs, fique tranquilo, pois na aula de hoje você vai descobrir como estabelecer metas e cumpri-las.

Deixe-me compartilhar um segredo: 80% da população mundial vive de esperança, ou seja, esperam que algo diferente aconteça, tipo que seus negócios se realizem, que a promoção chegue, que reduzam o peso, que o aumento de salário aconteça...bacana. Se você observar, verá que a esperança não tem levado pessoas a realizarem grandes objetivos.

Agora, olhe para as pessoas que você considera bem sucedidas: a sorte sorriu para elas? Foi mágica que os levou ao sucesso? Porque alguns conseguem atingir grandes objetivos e outros não?

Porque têm ESTRATÉGIA, ou seja, fizeram um planejamento, colocaram no papel e o seguem, metodicamente.

“Ah Claudinei, mas as coisas nem sempre sai como planejamos”. Sim, mas ao planejar, você tem a possibilidade de ver o que fazer para solucionar, redirecionar e reduzir as falhas. Não ter metas é como estar num barco sem velas, você não sabe onde vai chegar nem quando.

Ao estabelecer uma meta, você define em qual porto quer desembarcar.

“A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo.” Peter Drucker

Você tem duas escolhas:
1 - deixar a vida te levar sem direção e desembarcar em qualquer lugar, ou
2 - fazer um planejamento e enfrentar as dificuldades, mas chegar onde você desejar.
Você decide!

A boa noticia que tenho para você é que planejar é algo que se aprende, é um método de organização de fácil acesso para qualquer pessoa disposta a ter um planejamento.
É preciso deixar claro que os ensinamentos desta aula servem tanto para elaboração das suas metas pessoais quanto as suas metas profissionais.

Entenda que ao construir seu planejamento, você deve verificar o plano de vendas da sua empresa e estabelecer uma harmonia, é preciso integrar o planejamento, além de mudar hábitos e posturas, para que de fato o objetivo seja atingido: a empresa alcance seus objetivos financeiros e você conquiste as suas metas.

Sente-se, pegue o papel ou, se preferir, o computador e defina seu alvo:
1 – Defina uma meta específica. O que você quer?
2 – Estabeleça um prazo. Quando você quer?
3 – Saiba o que e como fazer. Como alcançar o que você quer?

É importante que a meta traçada possa ser alcançada por você, independente do que outras pessoas fizerem.

Coloque suas metas no papel e as organize. Não confunda meta com tarefa. Meta é o que você quer e tarefa é o que você tem de fazer para alcançá-la.
Leia com atenção estes sete passos, que o ajudarão a escrever suas metas.

Passo 1 – Defina o que você quer
A meta é o seu destino e dá a direção para onde se mover. Então escreva o que você quer e não o que quer evitar. Metas bem formuladas e de forma positivas são energizantes e motivadoras.
Para saber se está no caminho certo, use as perguntas: “O que eu quero conquistar?” ou “O que eu ganho com isso?”

Passo 2.- As metas devem ser desafiadoras e realistas
As metas devem ser alcançáveis, porém não devem ser fáceis. Escolha um meio termo no grau de dificuldade. As metas mais difíceis vão elevar seu grau de comprometimento e resolução. Revise ou até mude as metas, mas sempre siga em frente rumo ao objetivo. Sempre que alcançar seu objetivo, comemore e estabeleça uma meta mais elevada.
Para saber se está no caminho certo, use as perguntas: “Essa meta é alcançável?” ou “Essa meta é desafiadora?”

Passo 3.- Controle os resultados
Influencie os resultados. Acompanhe a meta, aja você mesmo, faça o que precisa ser feito para torná-la realidade. Se necessário, peça ajuda.
Para saber se está no caminho certo, use as perguntas: “Esta meta está sob meu domínio?” ou “O que farei para atingir essa meta?”

Passo 4 – Acompanhe e meça sua evolução
Meça seu progresso. Veja se está dentro do prazo determinado. Saiba se há a necessidade de implementar alguma ação para corrigir o rumo. Monitore sistematicamente.
Para saber se está no caminho certo, use as perguntas: “Quando vou atingir essa meta?” ou “Como vou medir essa meta?” ou “Como vou saber que estou no caminho para atingir a meta?”

Passo 5 -. Faça o check-in
Veja se tudo está dentro do estabelecido e se os recursos estão disponíveis. É fator motivador saber que tudo anda bem e que, se precisar, há recursos à mão.
Para saber se está no caminho certo, use as perguntas: “Que recursos eu tenho?” ou “Como eu posso conseguir mais ajuda?” ou “Como dividir ou trabalhar com os recursos atuais”.

Passo 6 – Avalie o custo
Tenha a planilha em mãos para saber qual é o custo das suas metas. É precisa saber se pode pagar por ele. O custo envolve finanças, tempo e comprometimento.
Para saber se está no caminho certo, use as perguntas: “Vale a pena ir atrás deste objetivo?”

Passo 7.- Faça um plano de ação
Aprende-se a fazer fazendo. Como fazer? Quando fazer? Quem chamar? De que forma executar? Arregace as mangas e mãos a obra. Divida as metas em metas menores, faça primeiro as maiores, depois as de média importância e por fim, as pequenas.

Para saber se está no caminho certo, use as perguntas: “Como fazer a distribuição da meta ao longo do ano?” ou “Como dividi-la ao longo do ano de forma a manter o crescimento mês-a-mês?” ou “O que me impede de atingi-las?”. Ótimo, agora que você sabe os passos para criar uma meta bem sucedida, use o método METAS:

M – mensurável
Para se gerenciar a meta é preciso que ela tenha como ser medida. Estabeleça critérios que possam ser medidos, que a sua evolução rumo ao objetivo possa ser acompanhado e revisto.
Alcançar a sua meta dentro do prazo estabelecido é a forma de motivar-se rumo ao grande objetivo.
Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça perguntas como:
- Quanto?
- Quantos?
- Como vou saber quando estará cumprida?

E – específica
Seja especifico na definição de sua meta, afinal quanto mais especifico maior a chance de realização.
Elenquei seis perguntas para se definir uma meta específica:
• Quem está envolvido?
• O que eu gostaria de realizar?
• Onde gostaria de realizar?
• Quando?
• Quais minhas necessidades e limitações?
• Por que realizar?
Por exemplo: imagine que você precisa reduzir seu peso.
A meta seria “entrar em forma.”
O objetivo específico seria "entrar em uma academia e praticar 3 dias por semana."

T – temporal
Determine um prazo. A meta deve ser estabelecida dentro de um período de tempo, de forma que você entenda que, diariamente, ações devem ser implementadas para que se atinja o objetivo proposto. Sem prazo não há sensação de urgência. Por exemplo: Se você quer emagrecer 15 quilos, quando você quer estar nesse peso? Qualquer dia não vai funcionar.

Mas se você determinar primeiro de junho, o seu inconsciente entrará em “trabalho de realização” para atingir a meta.

A – alcançável
Ao identificar os objetivos que são importantes, seu cérebro apresenta as maneiras de torná-los realidade. Atitudes, capacidades, habilidades e capacidade financeira para alcançá-los serão desenvolvidas por você ao definir o que deseja, evitando o desperdício de oportunidades para a realização de suas metas. Ao escrever suas metas, você passa a se enxergar merecedor e é envolvido por um sentimento de realização, que o ajudará a alcançar seus objetivos. Tenha em mente que as metas devem ser realistas, possíveis de serem alcançadas.

S – Significado
A meta deve ser realista e ter um significado, deve representar um objetivo que faça você se comprometer a trabalhar e enfrentar os desafios e obstáculos que aparecerão durante esta caminhada.

Se você acredita que o seu objetivo pode ser realizado, de fato ele é realista, mas lembre-se, uma boa meta é aquela que trará progresso, por isso atente-se para o resultado. Por exemplo: aumentaram as vendas? O número de clientes? Trocou de carro?

A meta é tangível quando você pode experimentá-la com um dos sentidos, ou seja, sabor, tato, olfato, visão ou audição. Quando o objetivo é tangível, você tem uma chance melhor de fazer isso e, portanto, será específico, mensurável e atingível.

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