Como está o cultivo do seu jardim?
Como está o cultivo do seu jardim?

Como está o cultivo do seu jardim?

“il faut cultiver notre jardin”

“il faut cultiver notre jardin”, de Voltaire.

Tem frases que lemos uma vez e são capazes de impactar toda nossa vida e essa de Voltaire que encerra o conto “Cândido” é uma delas. Na tradução “é preciso cultivar nosso jardim” do conto que foi publicado pela primeira vez em 1759, a frase fica muito clara e atual para mim. Percebam a nossa volta.. você está cuidando o seu jardim ou o do vizinho? Está cultivando boas sementes? Preocupa-se mais com o jardim do outro? Pisa ou destrói algum jardim por aí? Como será o seu jardim quando brotar?

Na era em que vivemos é bastante complicado respondermos essas perguntas. É o bem contra o mal, a sombra contra a luz, pessoas com anseio de “mudar o mundo” e não mudam a si mesmos, revolução, extremismo, violência, o jardim do vizinho “mais verde” que o seu, nas redes sociais também podemos perceber muitos “jardins” maquiados de photoshop e muita hipocrisia disfarçada em uma maçã bonita por fora e estragada por dentro. Me pego pensando como seria diferente se cada um cuidasse do seu jardim com a mesma intensidade e capacidade de cuidar do jardim do vizinho, imagina que mundo maravilhoso teríamos.

Apenas acredito profundamente: é necessário cultivar o nosso jardim. Escolha criteriosamente as sementes, sejam elas grandes árvores ou pequenas flores, tenho certeza que se for bem semeado e cuidado os frutos e flores serão lindos, atrairão pássaros, borboletas e até olhares curiosos querendo saber como conseguiu florescer um jardim como este.

Também haverá momentos que te deixarão em dúvida sobre as tuas próprias sementes, entrarão no seu jardim, pisarão nas flores, arrancarão os frutos, mandarão embora os pássaros e as borboletas, e nesse momento você precisará defender o seu jardim, o propósito de ter escolhido cada semente e continuar acreditando que escolheu as corretas e se achar necessário no próximo ciclo renovar todo o seu jardim, mudar as técnicas de plantar ou adubar... faça isso, faça o que achar certo para o seu jardim.

A regra é simples e básica: se plantares um alface não terás um tomate, terás um alface, seja ele grande, pequeno, feio ou bonito ainda será um alface.. o mesmo funciona em nossa vida, escolha cada semente que irá plantar e a colheita não tem engano ou erro, ela é exata.

“É preciso cultivar nosso jardim”.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento