Como escolher o investimento ideal?

Qual o seu objetivo? Em quanto tempo quer alcançá-lo? Quais produtos financeiros você conhece? Objetivo claro e conhecimento é caminho.

Diante das incertezas do nosso cenário político/econômico sempre surgem perguntas do tipo: “Qual é o melhor investimento? Estou investindo certo?”. A resposta sempre dependerá do seu objetivo e do seu conhecimento sobre os produtos disponíveis no mercado financeiro. Se você não possui nenhum objetivo para seus investimentos, então qualquer produto financeiro servirá.

Em contrapartida, se não conhece os produtos financeiros, cuidado ao investir!

A título de exemplo, vamos colocar 3 situações abaixo:

a) Sempre investi em poupança e não vou/não quero entender de investimento;

b) Gostaria de guardar dinheiro para comprar um carro em 5 anos;

c) Gostaria de guardar dinheiro para minha aposentadoria.

Na situação “A” onde a pessoa não quer aprender sobre investimento e não tem um objetivo definido para o valor que está guardando, a poupança é uma ótima opção.

Sim! O que vale pontuar aqui é que ao se “aventurar” por investimentos desconhecidos ou nas tais “dicas quentes do fulano”, o nosso personagem “A” poderá perder não só o dinheiro investido como também adquirir dívidas futuras.

Na situação “B” temos alguém pensando em médio prazo e a gama de investimentos a disposição é imensa.

Como exemplo, digamos que o nosso personagem “B” possui um perfil conservador, e irá encontrar no mercado alguns investimentos em médio prazo como: LCI, CDB e Fundo de Investimentos.

Cabe ao nosso personagem “B” estudar sobre cada um deles e escolher o que mais se adequa ao prazo de 5 anos e os que possuem as melhores taxas de rendimento.

A LCI (Letras de Créditos Imobiliários) possui a vantagem de que não há desconto de IR (Imposto de Renda) enquanto o CDB (Certificado de Depósito Bancário) sofre a incidência do IR.

Os fundos de investimentos, em particular, sofrem o desconto do chamado “come cotas”.

O “come cotas” são descontos que ocorrem nos meses de maio e novembro sobre os juros que você ganho ganhou nos últimos 6 meses e ainda, esse valor é descontado do valor das suas cotas.

Portanto, para investir, cabe analisar cada investimento e principalmente, qual a taxa de juros que você terá de retorno sobre esse investimento.

O nosso personagem “C” quer investir a longo prazo visando sua aposentadoria. Além dos produtos financeiros apresentados acima, “C” poderia investir também em Títulos Públicos com vencimento em longo prazo.

Os Títulos Públicos ou Tesouro Direito são papéis emitidos pela União e sua “forma de pagamento”, geralmente atrelada a um indexador, dividem-se em:

  • Prefixados: possuem uma taxa de rendimento conhecida no ato da contratação, ou seja, você já sabe o valor que irá receber no resgate do título. São eles: Tesouro Prefixado ou Tesouro prefixado com juros semestrais.
  • Pós-Fixados indexado a Inflação: são títulos que possuem uma taxa prefixada (taxa conhecida na contratação) acrescido de um indexador (taxa de juros vinculadas a um índice), ou seja, o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo ou como conhecemos – “Índice da Inflação”) que terá sua taxa conhecida somente no momento do resgaste. São eles: Tesouro IPCA ou Tesouro IPCA + juros semestrais.
  • Pós – Fixado indexado a Taxa Selic: são títulos indexados a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia – conhecida como “taxa básica de juros”), ou seja, o valor a receber será acrescido pela taxa SELIC da época do resgaste.

Diante dessa gama de opções cabe o nosso personagem “C” decidir em qual título investir. Para aposentadoria/planos em longo prazo, se optar por Títulos Públicos, recomenda-se o Tesouro IPCA com vencimento em longo prazo.

Vale ressaltar o princípio básico de que “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, sendo assim, não invista apenas em um produto só – DIVERSIFIQUE!

Vale lembrar que para diversificar é preciso conhecer muito bem as características dos produtos em que está investindo!

Conhecimento é fundamental para uma vida financeira equilibrada e feliz!

Foco, Persistência e Sucesso!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento