Como escolher a carreira ideal para o seu perfil?

Vejam neste artigo quais são as profissões indicadas para os diferentes tipos de personalidade.

Durante a fase de escolha ou transição de carreira é fundamental ter clareza da sua personalidade para assim optar por uma profissão compatível com o seu perfil.

Mas como fazer uma avaliação consistente da sua personalidade? Quais características considerar na hora de decidir a carreira? Provavelmente essas são algumas das perguntas rondando a sua cabeça nesse exato momento.

Diante de tantas dúvidas, listamos a seguir as carreiras indicadas para os diferentes tipos de personalidade e que foram divididas com base no método MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), um dos mais utilizados no mundo. Após ler esse texto você saberá qual rumo profissional melhor se enquadra no seu perfil. Confira a seguir:

  1. Analistas

Nesse perfil se enquadram pessoas com grande poder racional e facilidade de desenvolver estratégias e resolver problemas, pois sua forma de pensar é mais objetiva e metódica e costumam manter o equilíbrio emocional diante dos desafios.

Tendem a serem organizados, eficientes, precisos e persistentes. Em contrapartida, indivíduos considerados analistas têm certa dificuldade no que se refere a habilidades sociais.

Costumam se sentir atraídos pelas áreas exatas, por isso carreiras como programação, desenvolvimento de softwares, consultoria financeira, arquitetura e engenharia são boas escolhas profissionais.

Vale comentar que o empreendedorismo também é uma excelente alternativa, já que são muito focados e decididos. Porém, antes disso é importante aprimorar-se nas relações sociais para então tornarem-se líderes excepcionais.

  1. Idealistas

Também conhecidos como diplomatas, prezam pela empatia e cooperatividade e, portanto, são excelentes mediadores. Apesar da dificuldade em ser práticos, conseguem sim fazer bom uso de suas habilidades lógicas, pois buscam constantemente o desenvolvimento pessoal e por isso acabam tendo facilidade de superar limitações.

Esse perfil idealista faz com que se enquadrem muito bem nas áreas humanas (ou mesmo humanitárias) e sociais. Portanto, caso tenha se identificado com as características citadas pode enveredar pela política, direito, relações públicas, relações internacionais, publicidade, jornalismo (e quem sabe tornar-se até mesmo um escritor, que tal?), recursos humanos, assistência social e outras carreiras que exijam diplomacia, curiosidade e, acima de tudo, boa comunicação.

  1. Guardiões

Você costuma ter um grande senso de coletividade? Gosta de ajudar os outros e preza pelo comprometimento? Então você provavelmente se enquadra nessa categoria.

Também conhecidos como sentinelas, os guardiões se saem muito bem nas seguintes profissões: administração, contabilidade, odontologia, licenciatura, biblioteconomia, medicina, enfermagem e farmacêutica. Ou seja, profissões que requeiram cautela e foco na redução de riscos.

Estabilidade é uma palavra de grande importância para esses indivíduos, por isso tendem a serem realistas, dedicados e responsáveis. Todas essas qualidades faz com que os guardiões inspirem confiança naqueles que estão ao seu redor, sendo alçados muitas vezes a cargos de liderança. Lidar com diferentes pontos de vista é o calcanhar de Aquiles dessas pessoas, mas nada que uma boa dose de autoconhecimento não possa resolver.

  1. Exploradores

Habilidades artísticas são o ponto forte dos exploradores ou artesãos, sempre em busca de novas experiências e mudanças constantes. É por isso que têm facilidade em se adaptar aos diferentes contextos.

Devido a sua criatividade, ousadia, espontaneidade e agilidade são ótimos nas seguintes áreas: música, moda, teatro, dança e atletismo. Possuem também aguçada sensibilidade e elevado poder de expressão.

Por serem muito ousados podem acabar se envolvendo em muitos problemas, mas sua engenhosidade e pragmatismo faz com que consigam detectar e resolver o problema, ou seja, são excelentes no gerenciamento de crises e na arte da negociação.

  1. Como fazer uma avaliação consistente da sua personalidade?

Após conhecer os diferentes tipos de perfis, talvez tenha se identificado não apenas com uma das categorias apresentadas, mas duas ou mais. Bem, há inúmeros testes online que pode fazer, mas caso queira conhecer-se profundamente e fazer uma autoavaliação mais consistente, uma boa ferramenta é o coaching de carreira, processo com foco na aceleração do seu crescimento profissional por meio do alinhamento entre vida pessoal e profissional, identificação de habilidades e prioridades e posterior definição da carreira ideal para você.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Moshe Bergel

    Moshe Bergel

    Coach especializado em PNL e Constelação Familiar - Formado pela Coach Federation (ICF) e também pela Metaforum International (Coaching Estrutural Sistêmico) e Master Practiotioner em Programação Neurolinguística; Pós graduado em Cultura Judaica; Pedagogo pela Michlalah – Jerulasem College; Graduado em Bachelor of Talmudic Law – Baltimore, Maryland (EUA) e Contador de histórias com formação pelo Instituto Sedes Sapientiae; Atua também na área educacional há mais de 14 anos Palestrante e Treinador de indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos para mudanças emocionais e comportamentais rápidas e profundas e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Visite seu site e conheça mais sobre sua proposta, metodologias e depoimentos: https://moshebergel.com.br
    café com admMinimizar