Como engajar a sua equipe nos projetos da empresa

10 perguntas chaves para envolver profissionais e conquistar resultados sustentáveis.

Durante esses 10 anos em que estive atuando e pesquisando os processos de gestão de organizações nacionais e interacionais, pude constatar que os principais desafios dessas empresas esta na falta de preparo e comprometimento das equipes com os resultados. São lideranças despreparadas e sem visão, brigas e conflitos de ego e poder, falta de integração de departamentos, falta de propósitos, profissionais desmotivados, falta de produtividade por conta de celulares e redes sociais, colaboradores ansiosos por um rápido crescimento, entre outros.

A partir de todos esses pontos críticos, foi que me especializei em buscar soluções realizando visitas técnicas e estudos de casos em empresas modelos, que estão a um passo a frente no mercado internacional. Aprendi que o diferencial dessas empresas que conquistaram a excelência em serviços vai muito além do seu produto. Tudo começa com uma história, ou seja, um propósito bem definido, onde tanto a equipe como os clientes se apaixonem e desejem fazer parte daquela missão. A Walt Disney World, por exemplo, começou a partir do sonho de um homem que teve a ideia de fazer o maior número de pessoas felizes, ele idealizou todo o projeto dos parques e apresentou para equipe, fornecedores, comunidade e clientes. As pessoas acreditaram e continuam se apaixonando até hoje pela história que ele contou. Por tanto, os profissionais que trabalham na Disney, estão lá por que querem fazer parte desse sonho e o propósito da empresa está totalmente integrado ao objetivo da vida de cada um.

Qual o propósito da sua empresa?

Talvez, esse seja o momento ideal de parar e refletir sobre a maneira com que você conta a sua história e quais são os princípios e valores que lhe inspiram a ir além, pois essa é a essência do sucesso da sua empresa. Com o objetivo de ajudá-los a repensar o posicionamento, processos e os conceitos que regem o seu negócio, quero deixar aqui algumas dicas através de:

10 perguntas chaves para engajar a sua equipe nos projetos da sua empresa:

1- Qual o propósito do seu negócio?

2- Como você contrata a equipe e quais são os critérios de seleção para ocupar cargos específicos da empresa?

3- Como é feita a integração de um novo colaborador?

4- Quais são os objetivos dos profissionais que atuam na sua empresa (Onde ele está e onde ele quer chegar?)

5- Como é realizado o treinamento de regras e procedimentos?

6- As regras e procedimentos da empresa são claras e bem definidas?

7- A sua equipe sente orgulho de trabalhar na sua empresa?

8- Os líderes compartilham os objetivos e os novos projetos com a equipe?

9- A sua equipe sabe contar a história da sua empresa para seu cliente?

10- O que motiva esse colaborador a entregar tudo de si pela sua marca? Existe um plano de carreira para esse colaborador?

A verdade é que não há como conquistar um Resultado Sustentável sem que todos da mesma empresa estejam envolvidos por um objetivo comum, todos precisam fazer parte da história para que ela seja forte o suficiente a ponto de criar uma conexão emocional com os clientes e torná-los fãs e multiplicadores da sua marca. Como diz uma sábia frase do Walt Disney “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade...”

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento