Como enfrentar meus medos e realizar meus sonhos?

Todos nós temos sonhos e podemos realiza-los. Somente os nossos medos são capazes de nos impedir. Então como enfrenta-los e realizar meus sonhos?

Todos nós temos sonhos. Todos nós podemos realiza-los. A única coisa que é capaz de impedir você de concretiza-los são os seus próprios medos. Mas então como realizar meus sonhos?

Há poucas semanas atrás, após ter respirado fundo e decidido enfrentar meus receios e incertezas, escrevi o artigo a falsa segurança da zona de conforto.

Algumas pessoas me procuraram para conversar e trocar ideias sobre os seus desejos e sonhos. A maioria delas sabia exatamente as coisas que precisava fazer, os passos que precisavam ser trilhados para realizar os seus anseios. Porém, em todos os casos, afirmaram ter inseguranças, temores e não saberem como agir para mudar isso.

Por Que Temos Medos e Inseguranças?


Em geral, o ser humano teme aquilo que não tem controle, aquilo que não conhece. Por isso a fascinação em permanecer confortável no ambiente que lhe é familiar.

Não é regra, mas a grande maioria dos nossos medos e traumas são trazidos da nossa infância. É nesta fase, onde tudo é novidade e desconhecido, que fazemos as nossas primeiras grandes descobertas. Mas também é onde consideramos algumas “verdades” que nem sempre são as corretas. É onde absorvemos as opiniões das pessoas próximas a nós com ingenuidade e sem questionar. Isto tudo passa a fazer parte de quem somos sem ao menos sabermos.

Com o passar dos anos, quando passamos a ter os nossos próprios pontos de vista e tirar as nossas conclusões pessoais, temos dificuldade em explicar o porquê de termos determinados gostos, atitudes e sentimentos em relação a algumas coisas ou pessoas. Isso pode trazer resultados positivos, mas também negativos. É o caso dos medos.

O PODER QUE O MEDO TEM É TÃO DEVASTADOR QUE ELE MATA MAIS SONHOS, ESPERANÇAS E CONQUISTAS DO QUE QUALQUER GUERRA OU TRAGÉDIA.


Por termos medo de ter a nossa ideia rejeitada, nunca somos promovidos. Por termos medo de machucar os nossos sentimentos, nunca declaramos o nosso amor a pessoa amada. Por termos medo de receber um não, nunca perguntamos e recebemos um sim. Por termos medo de ser o último a concluir uma tarefa, nunca começamos e somos o primeiro. Por termos medo de errar, nunca tentamos algo novo e acertamos. Por termos medo de perder, nunca arriscamos e ganhamos. Por termos medo de nos arrepender, nunca conquistamos nem vivemos.

Como Enfrentar Meus Medos?


O medo pode até ter um poder capaz de nos paralisar e de matar nossos sonhos aos poucos, mas quem dá alimento para ele sobreviver somos nós. Quanto menos o nutrirmos, menos poder sobre nós ele terá.

Precisamos parar de nos limitarmos, de nos menosprezarmos, de falar para nós mesmos coisas como: “não consigo”, “não sou capaz”, “sou burro”, “está bom assim mesmo”. É necessário que assumamos e passemos a pensar e agir como pessoas corajosas e vencedoras. Desta forma, o medo não nos impedirá mais de seguirmos os nossos sonhos.

Pare de se importar tanto com o que as outras pessoas vão pensar sobre você ou sobre os seus sonhos. Pare de se preocupar tanto em agradar os outros e se preocupe em atender as suas próprias necessidades.

Não espere o momento perfeito para começar a colocar em prática os seus planos. O momento perfeito não existe!

Pare de inventar desculpas. Pegue o mínimo que precisa e comece a realizar seus sonhos agora mesmo!

Permita-se tentar! Não se cobre demais. Permita-se errar e aprender com suas falhas. Não queira ser perfeito, o perfeito é chato, previsível e irreal. Acredite no seu potencial!

Você é único. Tem ideias, experiências e pontos de vista únicos. Deixe o mundo saber disso!

Quais são os seus sonhos? O que tem impedido você de realiza-los? Comente aqui embaixo!

Artigo originalmente publicado em meu site (link no perfil).

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar