Como encontrar tempo para fazer tudo

Você consegue se imaginar como estará nos próximos 10 anos trabalhando do jeito que você trabalha hoje? Qual é a imagem que vem a sua mente? Assustadora ou animadora?

Você consegue se imaginar como estará nos próximos 10 anos trabalhando do jeito que você trabalha hoje?

Qual é a imagem que vem a sua mente? Assustadora ou animadora?

Se por algum motivo você está assustada, não se preocupe! Bem vinda ao clube.

A grande maioria das pessoas não consegue se imaginar vivendo neste ritmo cada vez mais caótico com novas informações na próxima semana – quem dirá nos próximos 10 anos!

Aqui está o grande problema. Muitas de nós começam seus próprios negócios (ou querem iniciar seu negócio) porque sonhamos de fato com uma vida bela e maravilhosa quando isso acontecer.

Esperamos ter mais liberdade, mais alegrias, mais tempo de qualidade perto das pessoas que amamos e muito mais.

Mas a realidade para quem está no início de um negócio é bem diferente desta.

Sobrecarga de trabalho, horas e horas em frente ao computador, muitos planos e ideias para se colocar em prática, pouco tempo e tarefas intermináveis estão mais próximas da verdadeira realidade.

O que gostaria de compartilhar com você são algumas estratégias que tenho adotado em minha rotina diária que podem ajudar muito em sua jornada de trabalho, melhorar sua mentalidade e evitar que o caos se instale em sua vida.

Como encontrar tempo para “fazer tudo”

Desde que comecei a me dedicar 100% a trabalhar como Coach de Empreendedoras Digitais, entendi o quanto desafiador pode ser trabalhar em home office. É a organização total do ambiente, atendimentos, horários designados para tudo, e-mails chegando a todo o momento, construção de conteúdos, tempo de qualidade com o marido, lazer, exercícios físicos, etc. A lista é interminável...

Percebi que não posso simplesmente “achar” mais tempo.

Infelizmente não é possível achar uns minutos ali adiante, fabricar algumas horas a mais no dia... Realmente a coisa não funciona assim...

Então nós temos que “fazer acontecer” com os recursos disponíveis no momento. E é possível encontrar momentos para tudo quando nós temos clareza do que é realmente importante para nossa vida – e evidente que priorizar isso como um tesouro.

Insight 1: Seja Proativa, nunca reativa.

Muitas de nós passamos o dia inteiro reagindo às atividades. Checando e-mails a todo o momento, olhando o celular toda vez que escutamos um “bip”, respondendo solicitações dos outros imediatamente, alguma tarefa urgente da casa, etc. E esses são apenas alguns pequenos exemplos.

O problema é que a grande maioria dessas tarefas não são necessariamente importantes. Elas apenas fazem parte do seu dia.

A solução para isso é o planejamento de uma rotina, definindo exatamente o tempo que você deve se dedicar a cada uma delas por dia. Desta maneira você alinha seu fluxo de trabalho diário para criar uma rotina de flow e evita que você gaste sua energia desnecessariamente.

Sei que esta construção da rotina não é uma tarefa fácil, mas ela requer, sobretudo persistência e consistência. É autocontrole em níveis elevados! E como uma Coach posso te afirmar que isso vai funcionar com sua prática constante. É como uma nova habilidade que devemos adquirir.

Insight 2: Sempre avalie as ações do seu dia

Você já chegou ao fim de um dia intenso de trabalho e se perguntou o que aconteceu que não viu o tempo passar?

Ou ainda teve a sensação que o dia inteiro passou e você não realizou nadinha?

As chances são é que você foi sugada por dezenas de tarefas “urgentes” mas não “importantes”. Por exemplo, checar e responder e-mails a todo o momento, tempo demasiado em mídias sociais olhando uma matéria ou outra, atender todos que te ligam a qualquer hora, etc. Esse tipo de atividades simplesmente detonam seu tempo de produção. Você vai ficar constantemente ocupado, mas não produzindo o que é realmente importante.

De alguma maneira todos nós passamos por isso. A solução é você tomar consciência de como vem gastando o tempo do seu dia. Um exercício de olhar mais a fundo para todas essas atividades e de fato cortar o que deve ser descartado, delegar atividades que não precisam ser realizadas por você e se concentrar naquelas que realmente dependem 100% de você para que atinja seus objetivos é primordial.

Pergunte-se:

  • Estou feliz e satisfeita em como estou gastando meu tempo hoje?

Insight 3: Priorize e vá a luta!

O desejo de liberdade e a necessidade de estruturar seu tempo pode ser um verdadeiro paradoxo para confundir a cabeça da empreendedora. Muitas vezes, começamos nossos próprios negócios porque nós desejamos liberdade e flexibilidade e assim evitamos essa parte de estrutura porque de certa forma acabamos por associá-las as reponsabilidade de um trabalho no mundo corporativo.

Mas é importante ressaltar que montar sua estrutura te ajudará a trilhar o caminho para seu sucesso nos negócios e acredite, para sua saúde mental.

Então... Equilíbrio já.

Depois de identificar o que é importante em sua vida, você pode priorizar as tarefas, e depois se concentrar. Criando o hábito da consistência você poderá focar seus esforços em um único projeto até que esteja terminado.

Criando esta frequência de começar e finalizar as coisas traz a vantagem de iniciar novos projetos com muito mais facilidade, uma vez que sua mente estará sempre limpa e clara para a criatividade.

Você pode ter tudo – desde que saiba priorizar sabiamente.

Como empreendedoras e tantos outros papeis que exercemos em nosso dia a dia pode ser um verdadeiro desafio ter este tempo para fazer tudo o que precisamos.

A solução é a criação de rotinas para as diversas tarefas.

Sem fórmulas mágicas, apenas assumir a responsabilidade, mirar nos seus objetivos, no seu negócio e mão na massa.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento