Como é decidido se você será promovido ou não?

Entenda agora os segredos da promoção, como os seus chefes decidem se você será promovido ou não!

Entender a lógica da tomada de decisão empresarial é fundamental para se adaptar e se preparar para os desafios impostos por uma promoção. De posse deste conhecimento você poderá utilizar esta metodologia para prever os resultados de processos seletivos. Obviamente, que não se trata de um processo matemático linear, mas assim mesmo, terá grande índice de previsibilidade.

Farei aqui uma breve adaptação de Donald Asher, em seu livro “Quem é promovido, quem não é promovido e por quê”. Neste material são propostos três vetores divisão, conforme imagem abaixo:

Vetores de decisão que influenciam as promoções
CUSTOpercebido para:promover você.promover ou contrataroutra pessoa.
RISCOpercebido para:promover você.promover ou contrataroutra pessoa.
BENEFÍCIOSpercebido para:promover você.promover ou contrataroutra pessoa.

Fonte: Asher, Donald. (2008:16)

Vamos a análise de cada vetor:

Custo – Refere-se ao dispêndio financeiro para que você ou a outra pessoa aprenda a nova função. Chamado de custo de realocação, em caso de mudança de cidade pode gerar um aumento de, no mínimo, 25% do salário, por força legal. Também deve se considerar com sua saída da atual função que desempenha, uma possível e momentânea queda de produtividade, devido a nova pessoa que irá lhe substituir;

Risco – Existem muitos riscos implícitos em uma promoção: a começar pela mensagem que será passada a toda a equipe, pois uma promoção interna pode valorizar todos, vendendo a esperança de que um dia possam ser promovidos também; outro risco é em relação à sua equipe atual: que papel você desempenha nesta? Talvez sua saída possa desintegrar o grupo. Além disso, o que será feito se você não se sair bem no novo cargo? Sabemos que não poderá voltar para o cargo anterior, então, será demitido. Por fim, será que os seus chefes estão inseguros quanto aos seus objetivos, achando que você quer o emprego deles?

Benefícios – Quais benefícios você oferece? Qual a expectativa em torno do seu nome? O que de “impossível” você já realizou no passado e quais resultados já gerou que possa repetir nestas nova função? Qual seu domínio técnico sobre a nova função? Possui experiência? O benefício é justamente a percepção, ou melhor, a expectativa do que espera-se que você vá gerar.

O time também é muito importante. Ao ter o primeiro indício de que irá surgir uma oportunidade, vale uma conversa franca e aberta com seus superiores e com o gerente de RH. Mas não esqueça: primeiro com seus superiores. Não vá quebrar a linha de hierarquia! A questão é que, se amarrar seu nome a vaga antes da abertura do processo seletivo, terá a chance de competir sozinho. Isso mesmo: as vezes vão analisar apenas você, sem outro ponto de comparação e assim, terá uma boa vantagem.

Quando participamos de um processo seletivo, somos levados a pensar apenas na ótica do benefício que iremos gerar e nos esquecemos dos dois vetores anteriores, ou seja, o custo e o risco. A questão é que nossa promoção só ocorrerá quando ganharmos em três dos três quesitos.

Além de maximizar a percepção de nossos benefícios, se faz necessária a redução dos riscos e do custo implícitos em nossa promoção. Estabeleça seu plano de ação, deixe claro que existem outras pessoas qualificadas para assumirem sua função e apresente algumas opções com uma análise detalha; afinal, ninguém conhece tanto sua equipe, quanto você mesmo.

estude

Estude a nova oportunidade, o setor e a área de atuação, estabeleça quais novas competências serão necessárias e, desde de já, comece a adquiri-las! Isto irá demonstrar seu interesse e comprometimento. Seja claro sempre que necessário. Como diria um Diretor que tive, “seja humilde para reconhecer que não sabe e arrogante para marcar o dia exato onde já será um especialista da área”. Ninguém é obrigado a saber, mas sim a pesquisar, estudar e entender.

Espero que tenha mudado sua tela mental sobre processo decisório para promoção, que agora esteja mais claro como os seus chefes decidem sobre promovê-lo ou não, e que possa utilizar deste conhecimento para obter sua próxima oportunidade de emprego.

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