Café com ADM
#

Como divulgar sua marca no Facebook

Pesquisas realizadas recentemente, por 98 marcas de empresas globais, revelaram os tipos de posts mais curtidas e os mais compartilhados: As mensagens curtas e bem-humoradas são bem recebidas pelos leitores; as fotos são as campeãs de público, enquanto os vídeos não têm o mesmo retorno.

Anunciar nas novas fronteiras das mídias sociais está ficando mais caro. Antes, era de graça para as empresas promoverem suas marcas nas redes sociais. Agora, os anúncios são pagos. As redes sociais criaram novas maneiras de passar a cobrar: Recentemente, o Facebook notificava cerca de 25% dos fãs de uma empresa, quando havia novas postagens em sua página. Agora, somente 5% recebem isso de graça.

O Twitter, também passou a vender o espaço de destaque entre as mensagens mais lidas do dia. Incluir vídeos no Facebook, de graça, vai durar pouco tempo. Existe um projeto, um novo modelo de anúncio com vídeos no Facebook, de 15 segundos, e será pago.

Será que vale a pena pagar tanto por isto? É muito investimento para chamar a atenção dos consumidores, e que segundo pesquisas, a maiorias deles ainda preferem ver anúncios de sua marcas preferidas em mídias tradicionais, como a TV, rádio, Outdoor, folhetos e cartazes.

Pesquisas realizadas recentemente, por 98 marcas de empresas globais, revelaram os tipos de posts mais curtidas e os mais compartilhados: As mensagens curtas e bem-humoradas são bem recebidas pelos leitores; as fotos são as campeãs de público, enquanto os vídeos não têm o mesmo retorno.

As mensagens mais curtidas são aquelas sobre os feriados, festivais, feiras, festas, eventos importantes para o público-alvo. As marcas têm que gerar informação para o enriquecimento e a instrução dos fãs.

A pesquisa também mostrou as mensagens menos curtidas, são as mais longas. As mensagens de marcas devem ser postadas de modo bem resumido, a brevidade tem forte ligação com o número de curtidas. Convite para concursos, técnicas de promoção de vendas, também não foram aceitas. Os posts sobre ofertas de produtos e serviços têm menor probabilidade de ser curtidos.

As redes sociais foram criadas para atrair, manter e conquistar amigos, formando uma grande rede de relacionamento, de cooperação, de solidariedade, para curtir e compartilhar informações. Peça para ser “curtido”. Pede e receberás. Se você pedir para ser curtido no Facebook, a tendência é que receberá mais curtidas. Mas, isso deve ser feito de maneira educada.


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.