Como descobrir o lugar certo
Como descobrir o lugar certo

Como descobrir o lugar certo

Uma reflexão sobre talentos e liderança

O lugar certo tem a ver com a sua natureza, com os seus talentos. Você precisa identificar o seu papel no universo. Então, se você quer encontrar o lugar certo para estar, é preciso que você descubra quais são os seus talentos.

Já pensou: Quais são as suas habilidades? Quais são as suas inclinações? Seus desejos e inspirações?

Aquilo que para você é fácil fazer e aquilo que para você é muito difícil. Quando você finalmente decide viver no teu lugar certo, as condições da vida boa estão quase preenchidas. E sabe por quê? Porque ainda falta uma coisa, não basta encontrar o seu lugar, não basta descobrir que eu, o meu lugar é na sala de aula. É preciso ser excelente!

Para que a vida seja boa, é preciso estar no lugar certo e buscar a excelência no fazer deste lugar. E aí, você alcança aquilo que o filósofo Aristóteles chama de eudaimonia - traduzindo do grego, felicidade.

A felicidade é a busca da excelência na vida, no lugar natural e adequado que é o SEU, dentro de toda essa complexidade que é a sua vida, o mercado, a academia, as relações pessoais. Entretanto, não haverá felicidade se você se limitar a apenas perceber os seus talentos e não desenvolvê-los, ou não transformá-los em uma conduta excelente.

Essa conduta é ainda mais exigida se você estiver numa posição de liderança. Reflita que o líder é aquele que consegue proporcionar a eudaimonia (a tal felicidade) aos seus liderados, identificar o talento dos seus liderados, criar condições de busca da excelência para os seus liderados. Esse é o líder! Aquele que coloca cada um no seu lugar; no seu lugar adequado; não em função das suas necessidades, mas em função dos talentos de cada um dos seus liderados.

O líder é humilde. Humilde para descobrir o que cada um faz de bom e com isso reconhecer qual é e qual deve ser a sua tarefa. O líder cria condições para que você possa se desenvolver. O líder não apequena seus liderados com medo de ser superado, ao contrário, ele os agiganta!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Dayana Soares

    Dayana Soares

    Pós graduada em Gestão de Pessoas pela Estratego João Pessoa (2014) e graduada em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê (2009). Atualmente cursa segunda Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Especialização em Gestão Bancária pela Unileya. Atualmente desempenha atividades como Assistente na área de Gestão de Pessoas de uma grande Instituição Financeira. Antes disso, atuou como Assistente de Negócios em uma gência bancária, realizando atendimento a Pessoas Jurídicas, prospecção de novos clientes, operações de crédito e produtos e serviços bancários. Possui Certificação Profissional ANBIMA - Série 20, bem como atua como professora em cursos preparatórios para a Certificação Profissional ANBIMA (CPA 10 e CPA 20) e para concursos públicos da área bancária, ministrando aulas de Conhecimentos Bancários, Atendimento e Atualidades do Mercado Financeiro.
    café com admMinimizar