Como deixar o perfil da sua empresa mais atraente no Instagram

A plataforma tem se mostrado um eficiente meio de comunicação entre empresas e seus diferentes públicos, sendo excelente para reforçar conceitos, posicionamentos, mostrar bastidores, conquistar admiradores e possíveis novos clientes

O Instagram é muito mais do que uma rede social de compartilhamento de fotos e micro vídeos entre pessoas, a plataforma tem se mostrado um eficiente meio de comunicação entre empresas e seus diferentes públicos, sendo excelente para reforçar conceitos, posicionamentos, mostrar bastidores, conquistar admiradores e possíveis novos clientes.

De acordo com os últimos dados do aplicativo, são 100 milhões de perfis que chegam a compartilhar 40 milhões de fotos por dia, o que gera 8.500 curtidas e 1.000 comentários por segundo. E talvez, por isso, mais de 40% das empresas mais importantes do mundo já criaram a sua conta na rede.

Confira abaixo 6 dicas de como um perfil organizacional pode utilizar a rede social com a máxima eficácia:

Uma imagem vale mais do que mil palavras
Como se trata de uma rede social de fotografia, o cuidado para que sejam postadas boas imagens é mais do que essencial (porém não todas ao mesmo tempo, atente-se para o fato de que grande quantidade de fotos espanta usuários). Não precisam ser fotos profissionais, mas busque postar fotos bonitas e divertidas e, quando houver algum pequeno problema como falta de foco ou pouca luz, procure o filtro que deixe a sua fotografia mais atrativa.

Compartilhe momentos únicos
Pessoas não saem postando fotos aleatórias em seus perfis no Instagram, a sua empresa também não deve fazer isso, certo? Compartilhe uma imagem que reflita um acontecimento engraçado, inusitado ou marcante.

Hashtags
Hashtags são as palavras-chave colocadas com o sinal do jogo da velha nas legendas das fotos, assim como o significado do termo em inglês significam etiquetas. Ao postar uma nova imagem, busque elaborar uma legenda criativa, direta e simples e capriche nas hashtags que mais tenham a ver com a imagem postada e com a sua marca. Evite hashtags muito longas e sem sentido.

Desperte o engajamento
Perfis que postam apenas propagandas, promoções e prospectam novos clientes não geram tanto interesse quanto aqueles que contam histórias interessantes e cativantes e que postam imagens que despertam algum tipo de sentimento. Para ampliar o envolvimento de seus seguidores, eles precisam se reconhecer, querer responder a algum questionamento, concordar ou discordar com alguma frase/imagem. Sorteios e concursos são ótimas táticas para ampliar a participação e engajamento.

Humanize-se
Mesmo se tratando de um perfil organizacional, busque humanizar a sua marca por meio do seu perfil no Instagram, poste fotos de seus funcionários, parceiros, clientes. Evite postar apenas fotos de bancos de imagens, frases ou produtos, afinal é um ótimo canal para você mostrar quem são as pessoas que fazem a sua marca ser o que é, não importa qual é o porte ou segmento de atuação de seu negócio.

Mantenha uma periodicidade
Criar um perfil na rede e postar fotos raramente não surtirá nenhum efeito quanto a engajamento, ampliação de seguidores e clientes. Para que a sua marca não apenas finque sua bandeira digital na plataforma como também conquiste seu próprio território é preciso que se crie uma constância nos posts, sempre lembrando que o excesso também pode ser prejudicial, busque o equilíbrio. Teste se para o seu negócio postagens aos finais de semana e feriados também surtem engajamento.

A par de todas essas dicas, analise se o perfil do seu negócio combina com a rede social. Amplie seus horizontes, lembre-se da sua empresa como um todo, se você é um escritório que assessora importações e exportações, que tal mostrar imagem dos estivadores nos portos, fotos dos portos ou algumas curiosidades do percurso de uma entrega? Se é uma empresa de atendimento direto ao consumidor, não faltam imagens de clientes, vitrines, produtos... Caso você tenha mais de um escritório, pode utilizar a rede social até como ferramenta interna, para divulgar os funcionários, as curiosidades e os espaços das diferentes filiais... Contudo, se após pensar e analisar você não imagina a sua companhia nesta rede social, não há nenhum problema.

Agora, se você decidir criar um perfil para o seu negócio, reformulá-lo ou apenas dar uma adaptada no que já é feito! Mãos à obra e bom trabalho!

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