Como criar conhecimento nas organizações?

O conhecimento é um patrimônio estratégico de muitas empresas de consultorias, que oferecem ao mercado esse conhecimento como um produto intangível, mas que gera ganhos consideráveis

O Conhecimento é tudo aquilo que faz parte de um estoque de ideias, significados e entendimentos, mais ou menos explícitos, com informações estruturadas e habilidades adquiridas por uma pessoa a partir da experiência vivida e da educação.

Francis Bacon (1597), disse que conhecimento é poder, em nosso tempo de revolução tecnológica e da internet, conhecimento, a gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional, tornaram-se palavras-chave para o sucesso organizacional. O conhecimento é um patrimônio estratégico de muitas empresas de consultorias, que oferecem ao mercado esse conhecimento como um produto intangível, mas que gera ganhos consideráveis. Enquanto a gestão do conhecimento se concentra em recursos existentes no ambiente interno das organizações, a aprendizagem concentra-se no desenvolvimento dinâmico desses recursos. O capital humano se movimenta em um processo contínuo de aprendizagem organizacional.

Para Fulop e Rifkin (1999), o conhecimento é transformado na prática em importantes fontes:

- Aprender fazendo. Os administradores aprendem quando estão realmente administrando, por meio do bom senso e as decisões são tomadas.

- Ouvir histórias. Os administradores aprendem tudo sobre o que é o seu trabalho a partir de histórias que são contadas na organização. Histórias são bons formatos que relatam a essência de uma experiência, e de como um problema difícil foi resolvido ou uma meta importante foi cumprida ou um colaborador desobediente foi disciplinado.

- Ser exposto às histórias populares, importantes histórias populares, comunicadas pela imprensa de negócios especializada, os casos bem sucedidos, e também as histórias contadas por seminários de gestão e empreendedorismo, com exposições de casos de sucesso extraídos da cultura das grandes organizações.

Os dois principais tipos de conhecimento são: Conhecimento tácito e o Conhecimento explícito. O conhecimento tácito é o conhecimento que um indivíduo realmente utiliza quando faz as coisas, mas, que não é necessariamente articulado ou sistematizado. Ex: andar de bicicleta é um conhecimento tácito, pois consiste em crenças pessoais, valores que as pessoas tomam como certos.

O conhecimento explícito é formalizado, acessível, e que pode ser pensado de modo consciente, comunicado e compartilhado.

Nonaka (1991) sugere a criação do conhecimento por meio de 4 movimentos importantes :

A Socialização- uma combinação do conhecimento tácito com o tácito. As pessoas aprendem códigos de condutas e regras de comportamento de maneira implícita com outras pessoas sem jamais pensar sobre seus significados.

A Articulação- movimento do conhecimento tácito para o explícito. Acontece por meio de articulação e de compartilhamento dentro de uma organização, onde os novos conhecimentos tornam-se acessíveis aos processos formais

A Internalização- Movimento do conhecimento explícito para o tácito. As coisas que você aprende uma vez, como dirigir um automóvel, por exemplo, tornam-se padrão em seu repertório. Se você começa a trabalhar em novo emprego, pode inicialmente querer saber como as coisas são feitas do jeito que são, mas depois de algum tempo, você as aceita como um fato normal daquela nova empresa.

A Combinação é o movimento de explícito para explícito. As pessoas nas organizações combinam ideias das quais já são bem conscientes. Uma organização se junta, se alia à outra e os conhecimentos são combinados e integrados. A Sony, por exemplo, aprendeu com a Apple, e que resultou na produção da série própria da Sony do VAIO, um excelente computador portátil.

A sugestão dos pesquisadores em Administração é que cada vez mais o conhecimento tácito possa contribuir de modo significativo para os processos de inovação, e transformar elementos do conhecimento tácito em explícito, de maneira organizacional. Essa é a ideia que marca o movimento do conceito da Gestão do Conhecimento.

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