Como criar bem os filhos
Como criar bem os filhos

Como criar bem os filhos

Três pilares para um boa base e educação: prover, manter e dar bons exemplos

Sempre ouço as pessoas se perguntando se serão bons pais ou se foram bons pais.

Essa é uma das mais importante missão que temos aqui na Terra: tornar-nos seres humanos melhores e formar, através de nossos exemplos, seres humanos melhores para um futuro próspero e de paz. Mesmo os que não são pais e mães de sangue influenciam através de suas atitudes, palavras e gestos a vida de outras pessoas, ainda que não tenham consciência disso.

As crianças de hoje criarão o futuro de amanhã. São elas que estarão nas empresas, nos altos cargos públicos e políticos, nas mãos delas está o futuro das organizações, do país, do planeta.

Não é fácil ser bom pai ou boa mãe. É uma tarefa que exige discernimento, dedicação, boa vontade, sacrifício, enfim é se observar a cada momento para definir qual a melhor atitude para tomar em cada fase.

Se você está lendo esse artigo parabéns! Significa que você quer aprender, quer melhorar e embora esse artigo não seja a expressão pura da verdade e contenha erros apenas sua atitude, de querer ser melhor, já significa muito.

Os três pilares que citarei a seguir podem nos nortear para sabermos se estamos no caminho certo ou não. Seguindo essas três bases podemos dizer que estamos, ao menos, tentando nos tornar seres humanos melhores e pais conscientes:

1) Provedores

Pai e mãe são provedores dos filhos. É obrigação dos pais prover alimentação, vestuário, remédios, segurança, habitação, materias escolares enfim tudo o que for necessidade básica da criança. É obrigação também dos pais prover os filhos ensinando a eles bons costumes, príncipios, valores, enfim, o quer for necessário para serem pessoas de bem. Não confundir desejos com necessidades. É obrigação dos pais proverem as necessidades de uma criança e não os seus desejos. É preciso discernimento para diferenciar um do outro. Os donos da casa são os pais. Quem manda são eles. São os pais que definem o que é certo e o que não é, o que pode e o que não pode. As regras devem ser claras e firmes, jamais usando de gritos ou violência física ou verbal. Apenas firmeza e clareza são suficientes.

2) Mantenedores

É dever dos pais serem mantendedores de tudo o que foi provido ou seja, se existe habitação é obrigação dos pais manter e cuidar dessa casa, se existe alimentos é obrigação dos pais fazer a comida e cuidar para que seja natural e saudável, se existe materiais escolares é obrigação dos pais cuidar e acompanhar a vida escolar dos filhos, exigindo empenho, ajudando nos deveres, incentivando a produzir cada vez mais e melhor. Conforme os filhos forem crescendo é dever dos pais ensinar os filhos a serem mantenedores também ajudando a cuidar da casa, da comida, das roupas para que possam ter independência e responsabilidades. É papel dos pais fazer com que as regras sejão cumpridas, que exista disciplina, horários e deveres. Um elogio é sempre um bom incentivo para que a criança queira fazer mais e melhor. A criança deve aprender que nem tudo é lazer e diversão, que existem obrigações e que o sofrimento também faz parte da vida. Uma criança que é poupada de tudo e super protegida não se tornará um ser humano produtivo, independente e capaz.

3) Bons exemplos

Não adianta nada ensinar aos filhos a serem trabalhadores e dar demonstração de má vontade e preguiça, não adianta nada ensinar aos filhos a serem honestos e querer tirar vantagem em tudo. Não adianta nada ensinar os filhos a respeitarem os mais velhos se você não cuida de seus pais e não demonstra respeito por eles, não adianta ensinar seus filhos a ficarem longe das drogas e gastar todo seu dinheiro em cigarros e bebidas. Não é com palavras que se educa e sim com atitudes. Dê exemplos de trabalho, esforço, boa vontade, ajudar os outros, ter respeito pelos mais velhos, cumprir suas obrigações, ter disciplina, ter educação, ter responsabilidade, saber agradecer, ter fé. Ensine a gratidão através de bons exemplos. Vale mais plantar uma árvore e recolher seu lixo e o dos outros quando for a praia do que comprar livros sobre preservação do meio ambiente ou levar seus filhos para assistirem palestras sobre consciência ecológica.

Enfim, não é fácil ser bons pais mas é possível se esforçar porque esse é o único meio de garantirmos um futuro melhor pois serão nossos filhos que construirão o amanhã e tudo que nele haverá!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento