Como construir um ano próspero?

Crescer inclui encarar novos desafios e inovar, ou seja, fazer aquilo que você nunca fez

Qualquer planejamento de uma situação desejada é utópico sem uma boa avaliação da situação atual. Antes de definir uma lista metas e um plano de ações para este ano, é fundamental refletir sobre os seus maiores aprendizados com os anos anteriores. O que você fez no ano anterior para crescer como profissional? E como pessoa? Você enfrentou grandes desafios? O que você não faria novamente? Experiência não é o que aconteceu com você, é o que você fez com o que lhe aconteceu. Através das suas ações, você pode extrair os seus maiores aprendizados e se fortalecer para os novos obstáculos que virão pela frente.

Muitas empresas tiveram grandes prejuízos no ano de crise, mas algumas aproveitaram as oportunidades para crescer. Você deixou alguma oportunidade escapar no ano anterior? É possível resgatar a oportunidade perdida? O que você vai fazer para construir novas oportunidades? A sorte não caiu do céu para alguns, a diferença está nas atitudes das pessoas diante das circunstâncias.

As oportunidades acontecem através das pessoas. Saber valorizar os relacionamentos é condição sine qua non para você gerar novos negócios, crescer na carreira, aprender e evoluir. Quem foi importante para você nesse ano? Como você retribuiu essas pessoas? Você precisa evitar o relacionamento com alguém? Escolher com quem você vai trabalhar é tão ou mais importante do que escolher o que você vai fazer.

Prosperar é construir riqueza com qualidade de vida. É ser um profissional melhor e uma pessoa melhor. Imagino que você não queira ficar milionário com um câncer no estômago, cheio de dinheiro e com uma saúde péssima. Você cuidou da sua saúde? Fez algum esporte com regularidade? Dormiu e se alimentou bem? Sobrou tempo para você? Cultivou os seus hobbies e a sua vida espiritual? Para cuidar bem do seu patrimônio e das outras pessoas, deve aprender a cuidar de você.

Para você crescer, deve encarar novos desafios e inovar, ou seja, fazer aquilo que nunca fez. Recomendo algumas atitudes novas para prosperar neste ano:

1. Invista em autoconhecimento: você pode revelar os seus poderes latentes, lidar melhor com as suas emoções e reconhecer o melhor caminho para trilhar. Eu sei que você está bombardeado de propagandas de cursos de Mentoring, Coaching, PNL, Terapias Holísticas e pode ter dúvidas sobre onde aprender. Procure recomendações de quem vivenciou uma metodologia efetiva de autoconhecimento e conseguiu novos resultados na vida. Essa pessoa certamente vai lhe indicar um profissional habilitado para lhe ajudar.

2. Administre bem o seu tempo: aprenda a utilizar uma agenda. Softwares e aplicativos de gestão do tempo são extremamente uteis para gerenciar a produtividade da sua empresa e da sua vida. Registrar as metas de curto prazo, planejar a semana e fazer um diário das atividades são práticas fundamentais para você ganhar tempo e resultados.

3. Gerencie corretamente as suas finanças: consumir é bom e gera o sentimento de recompensa. O que não é bom é o desperdício. Por isso, o seu dinheiro deve ser destinado ao que é realmente importante. Não importa se a grama do vizinho é mais verde, deixe-o se virar com as dívidas dele. Separe pelo menos 20% dos seus ganhos para investir em novos negócios ou na sua carreira, assim você continuará crescendo.

4. Exponha aquilo que você sabe e acredita: as pessoas que prosperam honestamente ajudam as outras. Elas são influenciadoras. Os investidores e clientes querem investir em quem tem poder e influência. Influenciadores assumem o risco das decisões que tomam e enfrentam o medo de se expor. Saber falar bem em público e em vídeos é uma competência cada vez mais comum. Escrever bem é básico para quem quer ter sucesso. Promova eventos, palestras, seminários e conteúdo para gerar influência, conhecimento e oportunidades na sua área de interesse.

5. Inove no seu modelo de negócio: as empresas que mais prosperaram nos últimos anos inovaram no modelo de negócio. Invista em novos canais de venda, construa novas alianças e parcerias, procure outros segmentos de clientes. A sua empresa pode ser on line e off line. Talvez você possa oferecer novos produtos e serviços complementares aos seus clientes, retroalimentando as suas vendas e atendendo melhor as necessidades do seu segmento.

Lembre-se de agradecer pelo que você tem e às pessoas que lhe ajudaram, antes de desejar algo mais. Reconheça aquilo que já conquistou, adquirindo a autoconfiança necessária para vencer novos desafios. Una-se às pessoas que cultivam valores em comum aos seus, mas que tenham competências diferentes das suas. Se você quiser atrair pessoas com valores mais elevados, você vai precisar se elevar. Você atrai aquilo que você é.

ExibirMinimizar
Digital