Como construir e assegurar sua empregabilidade em 2014?

O mundo em rede, globalizado, sistêmico exige de todo profissional uma vida intrapessoal sólida; uma vida interpessoal diversificada e uma vida profissional sempre em construção. Despertar o cérebro ético, desenvolver a inteligência ética e aprimorar a visão sistêmica são desafios àquele que deseja construir e assegurar sua empregabilidade, num mercado de trabalho dinâmico e competitivo.

Vivemos num mundo de possibilidades infinitas! O Brasil vive um momento de quase pleno emprego. Vagas importantes são disputadas minuto a minuto. Há um apagão de mão de obra qualificada, o que dificulta o preenchimento de muitas vagas. A indústria e o setor de serviços sofrem com isso. Grandes corporações investem milhões em treinamentos, na tentativa de formar os técnicos de que necessitam.

Em meio a tudo isso, qual deve ser sua atitude? Que diferencial você pode e deve desenvolver para bem assegurar sua empregabilidade?

Há uma rotatividade muito grande, principalmente naqueles cargos de maior importância, dentro das corporações. Por que isso acontece? Por que jovens com currículos técnicos espetaculares têm dificuldades em se estabelecer?

É preciso estar atento, pois o mercado de trabalho no mundo em rede, sistêmico em que estamos, muito diferente do mundo cartesiano, onde cada um ficava em seu quadrado, está exigindo qualidades, valores que vão muito além do conhecimento técnico.

O primeiro aspecto fundamental que você deve desenvolver para assegurar sua empregabilidade no mundo globalizado é ter uma vida intrapessoal sólida, equilibrada, resiliente. Não há espaço para inseguranças, timidez, medo, estresse, etc.

Para ter uma vida intrapessoal exigida pelo mercado de trabalho, hoje, você deve vivenciar um grupo significativo de valores universais positivos, tais como: otimismo, disciplina, competência, paixão, a compaixão, persistência e perseverança, determinação e coragem, criatividade, resiliência e vontade, dentre outros, pois terá que tomar decisões, arriscar e buscar maneiras diferentes de solucionar problemas, que exigem estar afinado na vivência desses valores.

Como estamos num mundo em rede, o trabalho em grupo é fundamental, relacionar-se bem é uma exigência requisitada a todo instante. Para isso, você deve desenvolver uma vida interpessoal de altíssimo nível. Não há outra forma de conseguir isso sem a vivência de valores universais positivos, como: cordialidade e gentileza, afetividade, sinceridade e lealdade, tolerância e respeito, justiça, gratidão e reconhecimento, cooperação e solidariedade, comunicação efetiva, dentre outros.

Evidentemente, seu lado técnico bem desenvolvido somente terá sentido se você vivenciar alguns valores que o torna um profissional confiável, são valores como: a responsabilidade, assiduidade, o compromisso, a pontualidade, a agilidade, a comunicação efetiva, a resiliência, o humor, a competência, a iniciativa, a proatividade, a organização e vontade, dentre outros,

O grande diferencial para o profissional que busca por garantia e sucesso em sua vida profissional passa, inevitavelmente, pelo despertar de seu cérebro ético - Cérebro ético é aquela região de nosso córtex prefrontal responsável pelas experiências relacionadas à vivência dos valores universais positivos – e pelo desenvolvimento de sua inteligência ética. O que é Inteligência Ética? Todo ser humano tem o potencial de vivenciar os valores universais positivos. Quando esse potencial atinge um alto grau de desenvolvimento, damos-lhe o nome de inteligência ética.

No mundo em rede, sistêmico, num mercado de trabalho em plena evolução, competitivo, dinâmico, não dá para imaginar um profissional de sucesso sem inteligência ética plenamente desenvolvida.

Outro fator indispensável é o desenvolvimento de sua visão sistêmica. Ter noção clara da caminha que realizamos de um mundo cartesiano para o mundo sistêmico, em rede; ter a percepção de que tudo está interligado, que cada ação traz consequências para si, para a corporação, para as pessoas, para o mercado como um todo, para o mundo, para a sustentabilidade humana e a de nosso planeta.

Para que você se mantenha em pleno processo evolutivo, como tudo ao nosso redor, você deve, sistematicamente, rever suas crenças: Jamais permitir que crenças destrutivas, enfraquecedoras permaneçam em sua mente; eleve sempre seu padrão de linguagem, fazendo uso de palavras e de expressões fortalecedoras; busque inovar suas fontes de informações, optando por aquelas de mais alta qualidade e credibilidade; supervisione sistematicamente a qualidade de seus pensamentos, excluindo os pessimistas, negativos; mantenha sua saúde física e mental em excelente estado, praticando exercícios, selecionando adequadamente sua alimentação e deixando de lato qualquer tipo de droga.

Percebe-se que para construir sustentabilidade para sua empregabilidade é um processo de desafiante. É importante lembrar que o poder está dentro de você. A alegria maior está nesse processo de construção constante, que o leva ao sucesso.

Que 2014 seja o ano em que você consolida o verdadeiro caminho para o sucesso!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.