Como começar um negócio sustentável

Então, você tem uma ideia genial de negócio? Você se sente entusiasmado, inspirado e pronto para começar nesta nova empreitada? O primeiro passo para começar nesta jornada deve ser definir o modelo e plano de negócios.

Eu sei que você deve estar pensando, “porque eu perderia meu tempo fazendo algo tão formal?!” “Eu não deveria simplesmente começar a agir rapidamente?” “Empreendedores não perdem tempo pensando e planejando, eles fazem acontecer” (em pleno século 21 eu já ouvi isso...rsrs). Muitas são as pessoas que desprezam o plano de negócios e afirmam que este não é importante ou necessário, eu confesso para vocês que quando vejo alguém desprezando esta ferramenta, fico aborrecido.

Eu sei que a elaboração de um plano pode parecer meio frustrante e até uma perca de tempo, mas vai por mim, a criação de um plano de negócios é muito mais simples do que pensamos. Construir um negócio (seja ele online ou off-line) que obtenha um crescimento rápido e sustentável não é tão simples assim. É preciso analisar o mercado, planejar como explorá-lo e montar um plano de ações consistente que te permita alavancar o negócio ao longo do tempo.

Muitos são os aventureiros, ditos empreendedores, que se arriscam nesta jornada sem planejamento e poucos destes conseguem tornar os seus negócios rentáveis e sustentáveis no médio/longo prazo. Como podemos ver no Brasil, quase metade das empresas fecham nos primeiros dois anos. E isso, não se deve ao fato de que o Brasil é um país caro para operar um negócio ou por causa de uma crise, mas pela falta de um plano consistente que permita explorar a oportunidade de mercado e administrar riscos/custos de forma eficiente. Por isto não caia nesta armadilha, escrever um plano de negócios aumenta as tuas possibilidades de sucesso de forma drástica.

Um plano de negócios pode te ajudar de diversas maneiras desde a captação de recursos para a tua ideia, motivação para o teu time, melhorar as chances de sucesso no lançamento da solução, potencializar as tuas vendas, encontrar um sócio, torna o negócio sustentável, automatizar os teus processos, entre outras. O plano de negócios deve ser o mapa da tua visão e deve possibilitar desenvolvimento de estratégias que te permitam alavancar resultados e minimizar problemas.

Um dos motivos que tornam a elaboração de um plano de negócios uma coisa até assustadora aos olhos de muitos é o fato de que a maioria dos modelos de planos que vemos por ai foca demais em números e em coisas burocráticas e se esquecem de abordar coisas simples e mais importantes para que um negócio tenha sucesso:

  • Pessoas: Todos os negócios são feitos por pessoas e para pessoas. Por isso, identifique as pessoas que você precisa para começar o teu negócio. Mentores, coaches, potências clientes, funcionários, sócios e parceiros que possam te dar suporte para começar a tua atividade. Aqui vale a pena você fazer uma auto analise e verificar seus pontos fortes e pontos fracos;
  • Mercado: Identifique a real oportunidade no mercado. Procure entender o teu público alvo, quais são as suas dores e desejos? Saiba o que eles fazem para satisfazerem suas necessidades, entenda onde compram, como compram em qual meio se encontram. E depois desenvolva um modelo de negócio que te possibilite entregar valor ao teu mercado de uma forma melhor do que a atual;
  • Cenário: Entenda o cenário em que o negócio estará envolvido, analise fatores econômicos, politicos, taxa de juros, inflação e todos os fatores que não são controláveis, mas que com certeza pode minimizar.

Questione-se, sempre:

Consigo fazer isso sem a ajuda de outras pessoas? Quem pode me ajudar? O que não sei fazer? Preciso de um investidor para este projeto? Como posso encontrar um parceiro? Qual é o perfil do meu funcionário ideal?

Qual é o meu mercado? Para onde ele está caminhando? Quem é meu cliente potencial? Meu nicho de mercado tem potencial? Como posso me comunicar com ele? A minha proposta de valor se alinha as dores/desejos do meu cliente? O meu modelo de negócios me permite gerar valor para o meu cliente?

Como posso minimizar o impacto de fatores externos no meu negócio?

Se você está pensando em começar um negócio novo, precisa alavancar teus resultados ou é alguém apaixonado pelo mundo dos negócios, assim como eu. Dentro dos próximos dias estarei postando por aqui alguns conceitos que tenho apreendido na minha jornada nos últimos anos como empreendedor, estudante de administração e assessor de marketing estratégico para startups europeias.

Com as próximas postagens espero agregar valor para vocês e ajuda-los a encontrar o caminho certo para que vocês tenham um negócio de sucesso, além de desmistificar a ideia de que fazer um plano de negócios é uma coisa chata e complexa, que muitos dizem por ai!

ExibirMinimizar
aci baixe o app